Economia

Secretaria apresenta linhas de crédito e oficina de lapidação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico levará serviços de diferentes áreas à Caravana da Transformação, que será realizada nesta semana, em Peixoto de Azevedo, município polo da região norte de Mato Grosso. A população da região terá à disposição serviços da Agência de Fomento do Estado (MT Fomento), que ofertará linhas de crédito, com juros menores que os praticados pelos bancos, como o MT Microcrédito, MT Veículos, entre outras.

A secretaria adjunta de Turismo levará os serviços do Cadastur, sistema do Ministério do Turismo que cadastra empresas e prestadores de serviços turísticos.

A equipe da secretaria adjunta de Empreendedorismo fará o cadastro e recadastro de artesãos e trabalhadores manuais dentro do Programa do Artesanato Brasileiro.

Já a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) terá uma oficina de lapidação de pedras coradas. A intenção é demonstrar ao visitante e também às pessoas que trabalham ou tenham interesse na área como é o processo de lapidação de pedras que existem em abundância no subsolo de Mato Grosso como o quartzo rosa, opala e zircão. A Metamat também distribuirá mudas de plantas nativas da região norte, uma ação em parceria com a prefeitura de Peixoto de Azevedo e a Cooperativa de Produtores de Ouro do Vale do Peixoto.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, pontua que a pasta está trabalhando para ampliar a oferta de serviços à disposição da população, a exemplo das linhas de crédito da MT Fomento destinadas a pequenos empreendedores.

Cadastur 

A equipe da secretaria adjunta de Turismo fará o cadastramento no Sistema Cadastur que, desde 2014, passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos, bem como, também prestará serviços de esclarecimentos técnicos e repasse de informações sobre as ações da pasta, entre outros conteúdos.

O cadastro que é gratuito abrange as seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos.

O cadastro vinculado ao Ministério do Turismo permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Além do serviço de inclusão no Cadastur, a equipe da Seadtur também auxiliará a agência MT Fomento através do repasse de informações sobre o programa Desenvolve Turismo que disponibiliza linhas de crédito para financiamento de projetos de micro, pequenas e médias empresas do turismo em áreas urbanas e rurais. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). Vale lembrar que para ter acesso ao Desenvolve Turismo é necessário estar inserido no Cadastur.

Cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A secretaria adjunta de Empreendedorismo da Sedec fará durante a Caravana da Transformação o cadastro de artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Atualmente, 83 artesão e 14 trabalhadores manuais de Peixoto de Azevedo são cadastrados no PAB. Os artesãos que estiverem com o cadastro vencido poderão fazer a atualização cadastral.

Para se cadastrar no PAB o artesão precisa apresentar ao menos uma peça de sua produção, levar uma foto 3×4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e preencher a ficha de cadastro que será disponibilizada durante o atendimento. Com o cadastro no PAB o artesão poderá participar de feiras regionais e nacionais, por meio do programa, além de facilitar o acesso à linhas de crédito.

MT Fomento

A Agência de Fomento realizará atendimento ao micro, pequeno e médio empreendedor comercial e rural, sobre as linhas de crédito ofertadas pela agência: MTF Veículos, MTF Empresarial, MTF Parcerias, MTF Empreendedor Individual, MTF Giro Mais, MTF Parcerias, MTF Microcrédito e outros.

Além do atendimento de consultoria, poderão ser realizadas visitas técnicas em empreendimentos comerciais e rurais, que já estejam com o processo de contratação de crédito em andamento.

Peixoto de Azevedo também conta com agente de crédito da MT Fomento que poderá dar continuidade ao atendimento iniciado durante a Caravana da Integração, com a captação de documentos e agendamento de visitas técnicas.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26