Com a queda brusca na temperatura da capital nesta semana, onde os termômetros chegaram abaixo dos 10ºC, os cuidados com os pets devem ser redobrados. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal, dispõe de algumas orientações à população quanto à proteção aos animais domésticos neste período. A disponibilização de cobertores e um local específico (uma caminha ou mesmo caixinha de papelão) pelos tutores fará toda a diferença evitando a contaminação por meio de doenças respiratórias ou até mesmo hipotermia, que podem causar a morte dos animais.
A secretária-adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Mello, chama atenção dos munícipes referente aos animais em condição de abandono pela cidade, podendo compadecer-se com a doação de caixas de papelão e tecidos que não utilizam mais.
"A secretaria está muito preocupada com a causa, o que temos de produtos estamos doando às organizações de proteção e vamos, em breve, lançar uma campanha direcionada para este fim. Aos moradores que presenciarem os bichinhos passando frio pelas ruas, coloque caixas de papelão próximas a eles e cobertores se possível, isso ajudará muito a salvar a vida de cada um deles e muito bem-vindo para eles também", disse.
O secretário da SMADESS, Renivaldo Nascimento, citou o clima atípico atual e enfatizou que assim como às pessoas, os animais também precisam de apoio neste momento. "Cuiabá saiu do calor escaldante para o frio intenso. A gestão Emanuel Pinheiro tem cumprido com seu papel, oferecendo assistência aos cidadãos, porém, os cães e gatos também precisam da solidariedade e se cada um fizer a sua parte, vamos ter resultados muito positivos", declarou.
A médica veterinária da Pasta, Tatiana Soares, destacou a necessidade de proteção, alertando os donos quanto à periodicidade do caderno de vacinação. "Os animais devem estar protegidos independente da estação do ano. Agora, longe das correntes de ar, evitando a contaminação por gripes, doenças infecciosas e queda na imunidade, que em alguns quadros clínicos são irreversíveis, mantendo-os sempre agasalhados e dentro de casa se possível", comentou.
A Secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal funciona de segunda à sexta-feira, em expediente comercial, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 647 7755. Além disso, encontra-se à disposição, via agendamento, a adoção de um bichinho.