Na festa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a religiosidade, cultura e tradições de um povo que sobrevive às mudanças do tempo e são preservadas através das novas e antigas gerações de moradores. Outro ponto forte do evento é que os participantes podem saborear o melhor da gastronomia local quem tem o peixe como um dos principais ingredientes.
De acordo com o presidente do bairro, Dalmi Lúcio de Almeida, somente aos finais de semana, as 20 peixarias da região reúnem mais de 3 mil pessoas. Na festa do Padroeiro São Gonçalo, a expectativa é que esse número aumente consideravelmente. Conforme ele, o evento será feito na garra, com o apoio dos ribeirinhos e das peixarias.
Considerado o berço da cultura cuiabana, o bairro São Gonçalo Beira Rio é conhecido por suas festas de santos e manifestações populares como o siriri e o cururu. Com sua culinária regional e sua cultura, a localidade preserva ainda o modo de vida do ribeirinho resistindo à modernização e as fortes influências da cultura de outras regiões.
“Aqui trabalhamos com responsabilidade e as festas só têm acontecido devido o trabalho formiguinha, realizado de forma coletiva entre moradores, donos de peixaria, Associação de Moradores do São Gonçalo e a Igreja Católica do bairro”, ressalta a moradora Júlia Rodrigues da Conceição.
Júlia que já foi presidente do bairro e conhece todos os problemas e dificuldades para conseguir apoio do poder público, sabe que ainda existem várias coisas a serem melhoradas para atrair mais visitantes e turistas às festas da comunidade. “É claro que tem surgido algumas críticas, principalmente pela falta de infraestrutura da região, mas a gente vê essas críticas como positivas, pois assim podemos melhorar os trabalhos nas peixarias. Esse trabalho coletivo agrega força e valor à nossa comunidade despertando o interesse de mais participantes e visitantes. No final, todos ganham: os moradores, os comerciantes, o turismo, a cultura e o Município”, pontua.
Ela ressalta ainda que, em contrapartida, os moradores esperam que o poder público seja parceiro da comunidade para melhorar as condições de infraestrutura do São Gonçalo Beira Rio e consequentemente elevar a qualidade das festas.
História
A comunidade São Gonçalo Beira Rio foi um dos primeiros povoados de Cuiabá, datada de meados do século 18. Segundo relatos de moradores, a pequena imagem do santo que deu origem ao nome do bairro foi encontrada dentro do Rio Cuiabá por um dos primeiros ocupantes da área. A partir de então, o local recebeu o nome que permanece em dias atuais.
Hoje, a população da comunidade está estimada em cerca de 450 moradores, formada por grupos familiares distribuídos entre cerca de 100 famílias.
O local é fortemente lembrado por seu artesanato ceramista, culinária e festas típicas. O calendário de eventos do São Gonçalo Beira Rio inclui no decorrer do ano a Festa do Padroeiro São Gonçalo, Carnaval, Festa do Peixe, Festa de São João, Festa do Pescador e Festa das Ceramistas. A realização de eventos na comunidade tem propiciado às cerca de 100 famílias geração de emprego e renda, pois as peixarias além de empregar os próprios familiares também acabam contratando pessoas da comunidade que não são da família para auxiliarem nos trabalhos dos estabelecimentos.
Da Assessoria