Nacional

Saiba quais são as carreiras em alta mesmo com a crise

O mercado de trabalho é um dos principais termômetros das dificuldades enfrentadas pelas empresas, que sofrem com o enxugamento das equipes e o adiamento nas contratações. Neste contexto, algumas carreiras são impactadas com mais ou menos intensidade.

Levantamento da Randstad Professionals, consultoria de recrutamento executivo, listou as carreiras que estão em alta e em baixa no mercado de trabalho durante a atual crise econômica enfrentada pelo país.

Segundo Anna Melo, gerente da Randstad Professionals, os resultados negativos que o Brasil vem colhendo na economia desde 2014 também refletiram na busca por profissionais com perfis que se adequem a cenários de diminuição de investimentos e que demonstrem rapidez nas respostas e criatividade. “Os profissionais com maior vivência profissional ganham espaço, pois têm maior adaptação a um cenário desfavorável, podendo usar toda a sua bagagem para contornar a turbulência”, afirma.

Os gerentes de controladoria (controller) e de riscos e compliance, por exemplo, são os profissionais mais visados pelos RHs das empresas hoje em dia. Segundo Anna, a busca por pessoas que exerçam essas atividades acontece em virtude do cenário de crise, quando a dinâmica principal é ganho de escala, redução de custos e melhoria na produtividade. "Todas as empresas estão buscando a máxima adequação às novas legislações, regulamentações, devido ao cenário político que atravessamos. Com isso, abre-se espaço no mercado para os gerentes de controladoria, riscos e compliance. Já o gerente de riscos, está envolvido nos processos financeiros, processos de comercialização e vendas (geração de receita), que são responsáveis pelo coração de qualquer negócio", destaca.

Por outro lado, há profissionais que, com a crise, veem diminuir as oportunidades no mercado de trabalho, como: engenheiros de vendas, que desenvolvem e apresentam soluções de produtos ou serviços; analistas de treinamento e desenvolvimento, responsáveis por desenvolver técnicas e treinamentos com planos de desenvolvimento individuais baseados em gestão de competências; gerentes de projetos, que fazem o planejamento e o controle da execução em diversos setores/áreas de negócios, e os gerentes de marketing, encarregados de desenvolver as estratégias de marketing, prospecção de orçamento para implementação de ações que provem a divulgação e extensão da marca, entre outras atividades.

Veja carreiras em alta durante a crise:
1) Gerente de controladoria (controller)
2) Gerente de riscos
3) Gerente de compliance
Veja carreira em baixa durante a crise:
1) Engenheiro de vendas
2) Analista de treinamento e desenvolvimento
3) Gerente de projetos
4) Gerente de marketing

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus