Circuito Pet

Saiba mais sobre tumores de útero em cadelas

Se você é um leitor assíduo do blog Petlove, sabe que no mês de outubro estamos realizando várias matérias sobre o Outubro Rosa, campanha mundial para alertar sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero em humanos. Os pets também podem desenvolver tumores de mama e tumores de útero. Por isso, confira a seguir um pouco mais sobre o câncer de útero em cadelas, as causas, os principais sinais clínicos e as formas de prevenção. 

O que é tumor de útero em cadela?

Os tumores ou neoplasias podem ser caracterizados por um crescimento anormal das células em determinadas regiões. Quando esse crescimento ocorre no útero das cadelas, chamamos de neoplasias uterinas, que podem ser tanto malignas quanto benignas. Os tumores benignos são mais comuns, como no caso do leiomioma, que causa um aumento abdominal na cadela. Dentre os tumores que afetam os cachorros, a neoplasia de útero não é tão comum, representando aproximadamente menos de 1% dos tumores. 

O que causa o câncer de útero nas cadelas?

Por mais que o câncer de útero em cadelas seja menos frequente do que o de mama, é preciso saber que existem alguns fatores que predispõem o desenvolvimento da  doença. Uma das principais causas que influenciam a formação de tumores de útero é a hormonal

Além da predisposição genética e idade avançada os hormônios são os grandes vilões e podemos considerar não somente os que são naturalmente liberados na fase em que as cadelas entram no cio, mas também aqueles que são administrados pelo uso de anticoncepcionais nas pets. O uso de anticoncepcionais não é aconselhável. Se os hormônios produzidos pela própria pet podem influenciar no surgimento dos tumores, a administração de mais hormônios sintéticos para evitar o cio agravam a situação.

As infecções uterinas, como a piometra, podem colaborar para o aparecimento de tumor de útero, por isso, a castração é sempre indicada para animais que não são de criadores. 

Principais sinais clínicos do tumor de útero em cadelas

Os tumores benignos em cadelas raramente apresentam sinais clínicos, o que pode dificultar no diagnóstico. Já os tumores malignos, podem causar apatia, falta de apetite, dor ao toque, secreção vaginal e aumento abdominal. 

Diagnóstico e Prevenção

O diagnóstico dos tumores de útero muitas vezes é feito durante um check-up de rotina. Para sua confirmação, é necessário realizar uma ultrassonografia abdominal, que dará pistas sobre o aumento uterino anormal, e outros exames complementares podem ser solicitados.

A prevenção dos tumores de útero envolve a castração da cadela, que não terá mais seu útero e, por consequência não irá mais entrar no cio e nem ter uma descarga hormonal, evitando ainda outros problemas, como os tumores de mama. 

Se sua cadela ainda não é castrada, não administre anticoncepcionais e procure a orientação de um médico veterinário. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar