Entre Aspas

Roteiros de charme em Chapada dos Guimarães

Um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães é conhecida pelas belezas naturais que povoam o município de pouco menos de 18 mil habitantes. Sejam os paredões, as cachoeiras ou Parque Nacional, que é munido de diversas atrações, a região também encanta , além de contar com restaurantes e resorts que acompanham o aconchego oferecido.

Com opções que variam de ambientes que podem ser direcionados à família, amigos e até para casais apaixonados, os lugares buscam o único propósito de fornecer conforto aliado à natureza de Chapada dos Guimarães. Sempre explorando o verde que cerca o município, que é contemplado com um clima ameno e beleza exuberante.

A cidade de Chapada com todos os seus encantos naturais também conta com atrações culturais. Apresentações livres, mostras de cinema, saraus e até o Festival de Inverno – um dos mais prestigiados do Estado –, mas na hora de ir para a cidade sempre pinta uma dúvida de onde seria o lugar ideal para um belo descanso.

Deste modo, a reportagem do Circuito Mato Grosso preparou um roteiro especial de lugares que valem a pena conhecer não só pela boa comida e pelos aposentos mas também pela paisagem em torno do espaço, que pode ser apreciada por quem a visita. Confira a lista dos lugares mais charmosos de Chapada a seguir:

Atmã Resort e Restaurante – Localizado próximo ao Mirante, o restaurante e resort é uma ótima opção para quem quer dispor de uma vista panorâmica de um dos pontos mais lindos de Chapada. No cardápio há diversas opções com carnes, molhos e frutos do mar. E para maior tranquilidade, o local oferece o ‘espaço kids’ para a criançada se divertir enquanto os pais se deliciam com a comida e curtem a visão majestosa da cidade.

Quanto ao serviço de hospedagem, o espaço dispõe de apenas dois quartos. Quantidade suficiente para tornar o atendimento exclusivo e especial. Camas Queen Size, ar-condicionado com controle remoto, frigobar e televisão, decoração especial, tudo para o conforto visual e físico. Além disso – o que não poderia faltar –, o lugar conta com uma varanda privativa com uma vista inigualável.

Os serviços de primeira são assegurados pela proprietária Adriana Costa. “O lugar é maravilhoso. Nenhum restaurante de Chapada dispõe de uma vista tão bonita quanto o nosso restaurante. Vale a pena conhecer”.

Casa da Quineira – Inaugurada há um ano, a pousada já ganhou o título de melhor lugar para se hospedar em Chapada dos Guimarães. E não é por menos! Localizada a apenas 350 metros da praça principal da cidade, o espaço conta com decoração impecável que, além de oferecer comodidade, também dispõe de conforto e aconchego.

Com uma decoração estilo campestre elegante, parte dos aposentos da pousada tem a vista exuberante do Parque da Quineira. Nos ambientes em comum, há disponível uma lareira, sala de estar com tom rústico, piscina aquecida com profundidade adequada para as crianças, entre outros atrativos que fazem parte de todo o charme da casa.

Um diferencial importante está nas músicas. Todas as sextas-feiras e sábados, o restaurante é contemplado com shows musicais. No primeiro dia, o repertório tem o melhor do rock nacional. Já no outro, o set list leva canções internacionais para embalar os corações. Entre os destaques, a casa recebe de vez em quando o pianista Caio Moussalem.

Os 11 quartos disponíveis na casa seguem à risca o padrão de alta qualidade que pode ser percebido sem maior esforço.  Está previsto, ainda para este ano, a inauguração de mais cômodos e a ampliação da área social. 

Chateau Camalote – Para quem aprecia uma vida leve no campo, mas não dispensa o conforto da vida moderna, o espaço é indicação certa. Com estrutura ecologicamente correta, a pousada é construída com madeira reaproveitável, energia solar, captação de água da chuva e reuso de todas as águas que abastecem as pias, chuveiros e vasos sanitários de diversos pontos da casa.

Acomodações confortáveis, atendimento de primeira e alguns ‘mimos’ destacam o ambiente. Logo ao entrar no quarto, os hóspedes se deparam com a cama impecavelmente arrumada, com pétalas de rosas, taças e champanhe à disposição – sim, o clima é de romance. Além disso, o lugar também oferece uma adega com diversos rótulos.

Segundo a proprietária do espaço, Lauristela Guimarães, a adega foi construída dentro de um planejamento inusitado: “A estrutura foi feita em cima de uma rocha de pedra canga que escavamos e retiramos o material, que foi utilizado para estruturar a adega. A pedra é uma das mais tradicionais daqui da região”.

“O Chateau Camalote é destinado a pessoas que queiram relaxar, meditar e repor as energias. Ele foi totalmente projetado para dispor deste conforto, para quem deseja descansar em um lugar com atendimento completo e aconchegante”, frisou. 

Solar do Inglês – Aconchegante e com um toque de caseiro, poucos metros separam o Solar da principal praça da cidade, a Praça Dom Wunibaldo. Com decoração rústica, inspirada em residências tipicamente inglesas, a pousada conta com apenas sete apartamentos e atendimento exclusivo para cada hóspede.

Mesmo sendo em meio à cidade, o lugar é munido de belezas naturais. Na parte externa do Solar é possível contemplar uma área verde completa, com espaço para sentar e relaxar, além de um pequeno e exclusivo mirante na parte da frente. Como não poderia deixar de ser, o local tem o tradicional e pontual chá das 5h, como na ‘terra da rainha’. Uma ótima oportunidade para interagir com outros hóspedes e aproveitar – ainda mais se estiver friozinho.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Entre Aspas

Primeiro smartphone ‘em Braille’ do mundo será lançado este ano

Em vez de fazer uso da conversão de texto em voz, o aparelho de Sumit Dagar recorrerá a uma tecnologia
Entre Aspas

CRÉDITO IMOBILIÁRIO