Foto: Ednei Rosa
O ex-deputado José Riva (PSD) continua no Centro de Custódia de Cuiabá, anexo ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), em Cuiabá. Preso no último sábado (21), ele está dividindo sua cela com um professor acusado de abuso sexual.
O companheiro de cela de Riva é um professor de 64 anos, preso em 2012, acusado de abusar de pelo menos oito alunos da escola em que era diretor.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), afirma que Riva não está recebendo tratamento diferenciado e segue as regras da unidade prisional, se alimentando três vezes ao dia e dormindo na cela sem ar condicionado ou televisão.
Nestes três dias em que cumpre prisão preventiva, o ex-parlamentar só pode receber visita de um dos seus advogados, já que passa por um período de triagem. Após este prazo, ele poderá receber visitas de parentes, liberadas às quartas-feiras e domingos, conforme regras do Centro de Custódia.
Prisão
O ex-parlamentar foi preso neste sábado, por volta das 14h, em sua residência, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, pelas investigações da Operação Imperador.
O ex-deputado Jose Riva (PSD), que deteve mandato por 20 anos, chegando a ocupar os cargos de secretário e presidente do parlamento, é apontado como líder da organização que teria desviado mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos com falsas aquisições envolvendo cinco empresas do ramo de papelaria, todas de “fachada”.
Para se ter uma ideia, em apenas um ano essas empresas venderam mais de 30 mil toners à Assembleia Legislativa que, na época dos fatos, contava com apenas 150 impressoras.
A prática reiterada e a gravidade dos crimes praticados foram os principais argumentos apresentados pelo Gaeco para garantir a prisão preventiva do ex-parlamentar, cujo mandado foi cumprido neste sábado.
A ação civil proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE MT), também apontou o envolvimento da ex-secretária estadual de cultura, Janete Riva (esposa do deputado José Riva), servidores públicos e empresários. São eles: Djalma Ermenegildo, Edson José Menezes, Manoel Theodoro dos Santos, Djan da Luz Clivatti, Elias Abrão Nassarden Junior, Jean Carlo Leite Nassarden, Leonardo Maia Pinheiro, Elias Abrão Nassarden, Tarcila Maria da Silva Guedes, Clarice Pereira Leite Nassarden, Celi Izabel de Jesus, Luzimar Ribeiro Borges e Jeanny Laura Leite Nassarden.
Conforme a denúncia, José Geraldo Riva responderá pelos crimes de formação de quadrilha e 26 peculatos, em concurso material.
Defesa
Os advogados Valber Melo e Rodrigo Mudrovitsch, responsáveis pela defesa de José Riva, afirmaram que até a manhã desta segunda-feira (23) não tiveram acesso à decisão da juíza Selma Arruda, da Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, em Cuiabá.
José Riva é acusado de liderar esquema que desviou mais de R$ 60 milhões da AL
Ex-deputado José Riva é preso pelo GAECO a pedido do MPE