Variedades

Ritmo sertanejo invade o carnaval baiano

Das dez músicas mais tocadas nas rádios do Brasil em 2014, 8,5 são sertanejas. O 0,5 fica por conta da participação da dupla Jorge e Mateus na música “Guerra Fria” do grupo de pagode Sorriso Maroto, que ocupou a 9ª posição. Já a décima colocação ficou com “Happy”, de Pharrell Williams. Os dados são da empresa Crowley, que faz a medição das faixas mais tocadas em todo o Brasil.

E esse sucesso sertanejo nas rádios reflete também nas ruas do País. Tanto é que, além das baladas e festivais já consagrados, o ritmo tem invadido o quintal do axé e ocupado um palco antes dominado pelos artistas do ritmo baiano.

Para Leo Goes, diretor do Pirraça, bloco que cuida do camarote Villa Mix, espaço voltado para a música sertaneja no circuito Barra-Ondina, isso não representa a queda do axé, como muito tem se falado, mas, sim, o crescimento do sertanejo em terras baianas. “O sertanejo chegou um pouco tarde à Bahia. O ritmo veio para completar porque a força do sertanejo é muito forte. Tem um leque de tantas opções que você até se perde. A cada ano vai crescendo no carnaval baiano. E tem muito mais a crescer”, aposta Leo, que trabalha há mais de vinte anos no carnaval baiano.

“Mas não acho que o axé esteja em baixa. O ritmo está passando por uma reformulação, como todos os ritmos. Reinou durante muitos anos e passa por reestruturação. Mas continua forte. Essa mistura é uma necessidade, o público pede a mistura de ritmos. Como o arrocha, por exemplo, que é uma mistura com o sertanejo e que vem invadindo Salvador”, destaca Leo.

Mistura de ritmos

Com as bem-sucedidas músicas sertanejas, os axezeiros se adaptaram e incluíram muitos hits em seu repertório, a exemplo do que aconteceu há alguns anos com o estouro de “Ai, se eu te pego”. Na época, muitos ícones do axé, incluindo Ivete Sangalo e Chiclete com Banana, levaram o sucesso de Michel Teló para cima do trio.

A canção não é a única a pular dos palcos sertanejos para os trios elétricos. Entre as mais recentes estão Leo Santana, interpretando “Mozão”, sucesso de Lucas Lucco; Ivete Sangalo, cantando “Cds e Livros”, composta por Sorocaba e interpretada por Thaeme e Thiago; e “Ressentimento”, sucesso de Jads e Jadson e que acaba de ser regravada por Wesley Safadão e Garota Safada.

Para agradar o público do axé, o sertanejo também faz suas adaptações. “Aceleramos um pouco o bit das músicas. Chamo de ‘sertanejo elétrico’. Inserimos alguns clássicos do axé também, além de sucessos do momento. Aquilo que está na boca do povo é o que ele quer ouvir no carnaval”, explica Erikka, a cantora sertaneja responsável pela faixa “Cara de Rica”, que compõe a trilha da novela “Império”. Em sua agenda, Erikka tem seis shows marcados para o período de carnaval, sendo quatro deles em Salvador, no circuito Barra-Ondina, o mais famoso da cidade baiana.

Para a cantora, que tem Ivete como grande ídolo do axé, essa aceitação do sertanejo em Salvador se deu com a entrada da dupla Jorge e Mateus no Bloco Pirraça, em 2010. “Eles permanecem fazendo o maior sucesso. Tanto que, esse ano, estão lançando o camarote Villa Mix com uma megaestrutura”.

O espaço VIP sertanejo, que também contará com música eletrônica, aliás, se iniciou com um espaço no Camarote Salvador, um dos mais badalados no circuito Barra-Ondina. “O ritmo sertanejo vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente na Bahia. O Bloco Pirraça, com Jorge e Mateus é muito respeitado e já queríamos fazer algo mais. Como já tem o festival (Villa Mix) no Brasil, conseguimos o espaço e resolvemos concretizar a ideia”, contou Leo, que ainda destacou que o Villa Mix não é o único camarote a trazer o ritmo para seus espaços. “O Lucas Lucco também vai tocar em dois camarotes”, destaca. Em um deles, também terá a presença de Thaeme e Thiago.

Para Luan Santana, que já cantou com Ivete Sangalo em cima do trio, esse crescimento do sertanejo na Bahia se deve também a outro grande eventos que, assim, como o carnaval, era dominado por artistas do axé. "Acredito que desde quando os blocos desse gênero começaram a surgir, assim como no Festival de Verão, em Salvador, em que o sertanejo tem uma grande influência. As micaretas pela Bahia também, além dos festejos juninos que deixaram de ter só forró", analisou o cantor. Luan, aliás, vai gravar uma versão de "Cartório" com Claudia Leitte. A música promete ser um dos hits do carnaval. 

Carnaval em outras cidades

Além da folia baiana, os sertanejos farão parte do carnaval de muitos brasileiros em outras regiões do Brasil. Munhoz e Mariano, por exemplo, têm shows agendados em Minas Gerais e São Paulo. Luan Santana volta das férias e se apresenta no Rio, Paraná e Santa Catarina. Gusttavo Lima faz três shows em Minas Gerias e, Gabriel Gava, também toca para mineiros e goianos.

Grandes carnavais de outras cidades também estão repletos de sertanejos. A festa de Votuporanga, por exemplo, que conseguiu tirar Ivete Sangalo de um dos dias da folia baiana, terá Cristiano Araújo, Fiduma e Jeca e Seu Moço como representantes.

Em outra festa, a que acontece em Santa Fé do Sul, o axé é minoria quase vencida, sendo representado apenas por Alexandre Peixe nos cinco dias de festival. Os sertanejos Henrique e Juliano, Fernando e Sorocaba e Munhoz e Mariano dividem os outros dias de folia com artistas de pagode e DJs.

"O sertanejo é hoje um dos gêneros mais fortes do mundo inteiro, o axé ainda se faz muito presente. Mas acredito que o sertanejo tem uma força incrível no País inteiro", apontou Luan Santana.

Abadás

Seja com sertanejo ou axé, a venda dos abadás para o carnaval de Salvador segue a todo o vapor. Embora muito se fale que os pacotes estão encalhando, Jaqueline Lessa, gerente de produção da Central do Carnaval, empresa responsável pela venda para 31 blocos e 12 camarotes em Salvador, garante que os kits estão saindo normalmente.

“Até dezembro estava com venda 20% menor do que o ano anterior. Mas quando virou o ano, começou o verão, as festas, os ensaios, a gente viu que a economia se estabilizou e já recuperou o ano passado”, afirmou ela, que espera bater a meta de vendas de 160 mil unidades de abadás e camarotes de 2014.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um