Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos em 2022, com participação de 30,8% da safra. Os dados foram disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8).
Entre as regiões, o Centro-Oeste apresenta volume de 129,8 milhões de toneladas em cereais, leguminosas e oleaginosas , o que corresponde a 49,6% na participação de todo o Brasil.
Depois do Mato Grosso, os estados maior produção são Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que, somados, representaram 78,7% do total nacional.
Estimativa de agosto de 2022 em relação ao mês anterior
Entre as regiões brasileiras, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição: Centro-Oeste, com 129,8 milhões de toneladas; Sul, 65,6 milhões de toneladas; Sudeste, 27,2 milhões de toneladas; Nordeste, 25,4 milhões de toneladas; e Norte, 13,6 milhões de toneladas.
O arroz, o milho e a soja, três principais produtos deste grupo, somados, representam 91,5% da estimativa da produção brasileira e respondem por 87,1% da área a ser colhida. Em comparação à agosto de 2021, houve acréscimos de 9,8%.
As principais variações positivas, em relação ao mês de agosto, ocorreram em Rondônia, Acre, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro. As principais variações negativas foram registradas no Paraná, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Espírito Santo no Piauí.