Economia

Responsável por 30% da produção nacional, MT lidera safra de grãos em 2022

Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos em 2022, com participação de 30,8% da safra. Os dados foram disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8).

Entre as regiões, o Centro-Oeste apresenta volume de 129,8 milhões de toneladas em cereais, leguminosas e oleaginosas , o que corresponde a 49,6% na participação de todo o Brasil.

Depois do Mato Grosso, os estados maior produção são Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que, somados, representaram 78,7% do total nacional.

Estimativa de agosto de 2022 em relação ao mês anterior

Entre as regiões brasileiras, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição: Centro-Oeste, com 129,8 milhões de toneladas; Sul, 65,6 milhões de toneladas; Sudeste, 27,2 milhões de toneladas; Nordeste, 25,4 milhões de toneladas; e Norte, 13,6 milhões de toneladas.

O arroz, o milho e a soja, três principais produtos deste grupo, somados, representam 91,5% da estimativa da produção brasileira e respondem por 87,1% da área a ser colhida. Em comparação à agosto de 2021, houve acréscimos de 9,8%.

As principais variações positivas, em relação ao mês de agosto, ocorreram em Rondônia, Acre, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro. As principais variações negativas foram registradas no Paraná, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Espírito Santo no Piauí.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26