Somado aos R$ 15 bilhões já liberados pelo Banco Central dos depósitos compulsórios para o mesmo fim, o governo irá colocar à disposição do sistema financeiro privado R$ 30 bilhões para bancar financiamentos de obras de infraestrutura a juros baixos.
Segundo a Folha apurou, os R$ 15 bilhões para o fundo farão parte de um primeiro aporte para testar a viabilidade do mecanismo. Se der bons resultados, o volume poderá ser aumentado.
A medida, que deve ser anunciada na terça, era reivindicada pelos bancos privados para acatar o pedido do governo de elevar a fatia do setor no financiamento de projetos de longo prazo.
Ontem, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, confirmou que o governo estuda formas de ampliar a participação do setor privado no financiamento de longo prazo. "Hoje as empresas já pegam os recursos via BNDES. Temos feito um esforço para ter outros canais."
Conforme revelou a Folha ontem, o governo irá criar uma fonte de recursos públicos para os bancos privados financiarem investimentos de médio e longo prazos, principalmente os destinados a bancar os programas de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
A ideia é usar títulos públicos do Tesouro como fonte a ser repassada aos bancos privados, que pagariam pelo dinheiro TJLP (taxa de juros de longo prazo), hoje de 5%.
Com esses recursos a juros baixos, os bancos poderiam financiar os programas de concessões também a taxas reduzidas.
Fonte: FOLHA.COM