O número não só superou o recorde estabelecido em 2008, quando 179 mil brasileiros visitaram o país, como também representou um aumento de 51% em relação ao ano anterior –o maior aumento entre os 25 mercados pesquisados pelo VisitBritain.
Segundo o órgão, o Brasil, fora da Europa, só mandou menos turistas para o Reino Unido do que Estados Unidos, Austrália, Canadá e Índia; em 2010, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos também haviam mandando mais turistas.
De acordo com o VisitBritain, a economia britânica movimentou cerca de 320 milhões de dólares em 2011 com os visitantes brasileiros. Segundo o governo britânico, 65% das viagens são de lazer, acima da média geral de 39%.
O anúncio ocorre em meio a uma campanha publicitária para estimular o turismo no Reino Unido, que contou com a visita do príncipe Harry ao Brasil, no início do mês. Segundo o governo, foram publicados anúncios nos principais jornais diários e revistas semanais do Rio de Janeiro e São Paulo, além de espalhar 2 mil painéis e 500 outdoors e criar anúncios publicitários de 30 segundos para 22 salas de cinema nas duas cidades.
O objetivo da campanha, chamada "Great", é mostrar as qualidades do Reino Unido em áreas como cultura, história, música, esportes, gastronomia, etc. Entre os eventos destacados pela campanha, estão o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II e as Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres-2012.
Fonte: FOLHA.COM