Cultura

Reforma e revitalização dos espaços vão potencializar cultura várzea-grandense

Para continuar com a missão de fomentar a cultura, a valorização da comunidade artística, além de importante ponto de interesse turístico, o espaço passará por intervenções e ficará fechado

FRED NOGUEIRA

A Casa de Artes, tradicional endereço da cultura de Várzea Grande – bem no coração do Centro da cidade – vai passar por reforma e revitalização, intervenções necessárias para o melhor acolhimento da população, dos artesãos e dos turistas. A estimativa é de investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em recursos próprios e emendas parlamentares e duração de seis meses.

A Casa fomenta, promove, perpetua e dissemina as tradições da cidade, seja por meio das obras de artistas plásticos, como pela culinária, pela música e até mesmo pela dança, manifestações que passam de geração em geração. Para as obras será necessário fechar a Casa de Artes.

De acordo com a superintendente de Cultura, Ana Helena Paroli, a Casa de Artes de Várzea Grande tem um papel essencial na preservação e promoção da cultura local. Agora, para continuar com a missão de fomentar a cultura, a valorização da comunidade artística, além de importante ponto de interesse turístico, a Casa de Artes está vai receber uma reforma completa, visando oferecer um espaço mais estruturado e acolhedor à comunidade.

A superintendente acredita que “com a sua reabertura, o público encontrará um ambiente renovado, onde poderá visitar, prestigiar os artistas locais e adquirir produtos confeccionados por talentosos artesãos da região, valorizando o trabalho manual e as tradições do nosso município”.

Ana Helena informou que a Superintendência de Cultura estará publicando em suas redes sociais todas as novidades e informações sobre as obras e a data da reinauguração da Casa de Artes que faz jus ao seu nome e é sem dúvida, a guardiã das tradições culturais de Várzea Grande latentes há mais de 150 anos.

“Criada para ser um espaço de valorização do patrimônio material e imaterial do Município, a Casa abriga e difunde saberes, técnicas e tradições que representam a identidade da nossa gente. Mais do que um ponto de encontro para artistas e artesãos, ela é um símbolo de resistência cultural e fortalecimento da arte regional” disse.

Ao longo dos anos, a Casa de Artes consolidou-se como referência no fomento à produção artística e artesanal. Em suas dependências, gerações de artesãos e criadores puderam expor e comercializar seus trabalhos, mantendo viva a cultura e a economia criativa local.

Foto Capa: ANDRÉ LUIS

Fonte: SMECEL/VG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e