O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou nesta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto, que o reajuste do Bolsa Família será anunciado ainda este mês. Questionado sobre o valor, ele disse que será maior que a inflação, mas que o percentual ainda está sendo definido.
“Provavelmente [o reajuste] vai ser anunciado agora no mês de março e deve vigorar provavelmente no final de abril ou maio. A ideia é dar um reajuste acima da inflação. E estamos estudando uma forma de compensar o aumento do preço do gás, mas ainda não está acertado [como isso será feito]”, disse o ministro. Perguntado por jornalistas se o reajuste será de 5%, ele chegou a dizer que poderia ser esse valor “ou mais”, mas reiterou que a questão ainda estava sendo definida.
Em entrevista, o ministro resaltou que o Bolsa Família não foi suficnete para reduzir a desigualdade social no Brasil e que é necessário outras políticas de comabate a probreza.
"A existência dos programas de tranferência de renda não foi suficient para reduzoir a pobreza", relatou Osmar Terra.
Ano passado , o programa federal não recebeu reajustes no valor. o presidente Michel Temer até avaliou possibilidades de um aumento de 4,6%, mas não havia espaço orçamentário.