Economia

Quer pedir aumento de salário? Veja dicas para falar com o chefe

Conversar sobre salário ou pedir um aumento sempre deixa o profissional apreensivo. O que falar, como se comportar e como justificar o pedido são apenas algumas das ideias que passam pela cabeça de quem vai falar sobre isso como chefe.

Segundo Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half no Brasil, é possível ser mais assertivo ao planejar a conversa com cuidado e antecedência. "Todo colaborador tem o direto de abordar o tema remuneração. A questão central é ter sensibilidade para conduzir a conversa sem fazer ameaças", ressalta.

Veja, abaixo, 7 dicas para não fazer feio na hora de pedir aumento para o chefe:

Não fique com medo
"Ninguém é demitido porque pediu um aumento ou não deveria ser". Segundo Mantovani, é É preciso entender que esse é um assunto tenso para o gestor. Por mais que ele queira e ache que você mereça, talvez ele não tenha meios de atender ao seu pedido no momento em que ele é feito. E isso gera uma tensão.

Ter uma visão ampla do cenário atual
O profissional deve fazer alguns questionamentos antes de conversar com a chefia.

Como está sua performance dentro do que a empresa espera? Tem atingido as metas? Qual é a percepção que seu gestor e colegas têm do seu trabalho? Como está a saúde financeira da sua empresa? Essas são algumas das perguntas que após respondidas mostram se ele deve seguir em frente ou não.

Justificar o pedido
É importante saber que não se deve pedir aumento porque quer trocar de carro ou mudar para um apartamento maior, por exemplo. Questões sobre o que fazer com esse dinheiro são pessoais e não devem ser expostas.

"Nessa conversa, é importante mostrar que você está disposto a aprender mais, a ter um escopo maior de função, mais responsabilidades e que, consequentemente, você tem uma expectativa de ser melhor remunerado por isso", afirma Mantovani.

Não falar sobre aumento por e-mail
Conversas sobre aumento de salário devem ser feitas pessoalmente, olho no olho.
"Aproveite um momento de avaliação de desempenho ou peça uma conversa particular de feedback e introduza o tema. Mas jamais trate do assunto por e-mail", recomenda o especialista.

Maturidade na função
Se o profissional assumiu há pouco tempo uma posição, é importante que ele não seja precipitado e espere.
"Não é prudente falar de aumento de salário antes de um ano", diz Mantovani. É preciso que ele esteja mais maduro na função e preparado para mais novos desafios.

Melhor dia para pedir aumento
Pode parecer estranho, mas um estudo da Universidade de McGill revelou que o melhor dia para pedir aumento é a quinta-feira. Segundo a pesquisa, o humor vai melhorando ao longo da semana e as pessoas vão ficando mais flexíveis e agradáveis, talvez, pelo efeito do final de semana se aproximando.

"Diante de uma negativa, tente deixar agendada uma conversa para falarem sobre avaliação de desempenho e possível aumento da remuneração", recomenda Mantovani.

Cursos de qualificação como investimento
Nem sempre enriquecer o currículo com cursos de pós-graduação, mestrado e MBA se reflete automaticamente no incremento da remuneração. Essa valorização salarial só é automática em alguns casos específicos e quando o certificado é chancelado por instituições muito reconhecidas e em cursos relevantes para a empresa.

A notícia pode parecer frustrante, porém é sempre importante ter em mente que cursos de reciclagem e atualização são importantes para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26