Totalizando 383.918 toneladas, elas recuaram 10,78% em relação ao mês anterior, dezembro de 2012, e 0,76% em relação ao que foi embarcado um ano atrás.
No tocante ao preço médio alcançado, o recuo foi geral, quer em relação ao mês anterior ou ao mesmo mês do ano passado. E, aqui, a única exceção à regra ficou com a carne de frango, cujo preço médio foi quase 8% superior ao de janeiro de 2011.
Como, em se tratando da receita cambial, o peso maior é o da carne de frango, o retrocesso enfrentado pelo produto fez com que a receita cambial global de janeiro ficasse 10,2% abaixo da alcançada no fechamento de 2012. Mas como, em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda de volume do frango foi relativamente menor e o preço médio maior, sua receita cambial, embora negativa, não influenciou a receita global, que aumentou 10,32% em relação a janeiro de 2011.
A despeito de ter influenciado negativamente a balança comercial do setor, o frango respondeu por 50% da receita cambial das carnes e por 68% do volume de carnes exportado no mês.
FONTE: PrimeiraHora | AVISITE