Economia

Quatrocentos técnicos agrícolas serão capacitados

 O ciclo de cursos é gratuito e é destinado a biólogos, engenheiros florestais, agrônomos e profissionais agrícolas dessas quatro cadeias produtivas e que hoje atuam na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), nas cooperativas, associações e nas secretarias municipais de Agricultura do Estado.
 
De acordo com o superintendente de ‘Incentivo a Verticalização e Comercialização da Produção’ (SIVCP) da Sedraf, Rodrigo Furquim, os cursos integram um convênio envolvendo Sedraf, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empaer e Embrapa Agrossilvipastoril, com o intuito de formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido aos pequenos produtores espalhados pelo Estado. “Essa mesma ação foi realizada em 2012, em que 400 técnicos foram capacitados, e a nossa proposta esse ano é repetir esse mesmo contingente e ainda instalar Unidades Técnicas Demonstrativas que venham a servir de base de apoio aos produtores dessas cadeias produtivas”, explica Rodrigo Furquim.
 
Para 2013 estão previstos a realização de dez cursos de capacitação nas áreas de produção do mel (apicultura), da mandioca (mandiocultura), das frutas (fruticultura) e das oleráceas (olericultura). E para começar será realizada nos dias 09, 10 e 11 de abril, no Sindicato Rural do município de Querência, a capacitação dos técnicos da Apicultura. Já nos dias 22 a 24 do mesmo mês, em Sinop, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, será a capacitação dos técnicos da Fruticultura, e no dias 25 e 26, os da área da Mandiocultura, também em Sinop.
 
A capacitação da Olericultura será definida ainda esta semana e a previsão é de que a capacitação seja no mês de maio.
 
Produção 
 
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2011 Mato Grosso produziu 121 mil toneladas de frutas (laranja, acerola, uva, mamão, goiaba, etc), utilizando 12 mil hectares de área. Já para a mandioca, no mesmo ano, o Estado usou 25 mil hectares, produzindo 355 mil toneladas da raiz comestível. Já em relação ao mel, Mato Grosso produziu há dois anos 317 toneladas. Para mais informações sobre o programa, a Superintendência de Incentivo a Verticalização e Comercialização da Produção disponibilizou o telefone (65) 3613-6209
 
Fonte: Secom MT

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26