A “briga” entre pais de cães e pais de gatos sempre existiu e está longe de acabar, e um dos argumentos de quem tem um cachorro dentro de casa é que eles são muito mais sociáveis em comparação aos felinos. Alguns até podem ser um pouco mais reservados, isso não podemos negar, entretanto, algumas raças se destacam especialmente por serem extrovertidas e bastante amigáveis.
Assim como as caninas, cada raça de gato possui suas particularidades, desde os cuidados específicos até o temperamento que, inclusive, pode variar bastante – se acha que todos os gatos são discretos, está muito enganado! A seguir, separamos quatro raças bastante populares por serem super sociáveis, confira:
Abissínio
O Abissínio é tão apegado aos humanos, que pode entrar em depressão e apresentar alguns comportamentos inapropriados caso passe muito tempo sem companhia. Apesar de tímida, essa é considerada uma das raças de gato mais sociáveis graças ao temperamento brincalhão, curioso e independente.
Além de adorar a companhia dos humanos, o Abissínio gosta de estar ao lado de outros pets para poder se entreter por longos períodos. Gatos da raça sempre buscam a atenção dos pais, mas nunca de forma chamativa.
Maine Coon
Considerada uma das maiores raças de gatos domésticos, podendo chegar aos 100 centímetros de comprimento, o Maine Coon é popularmente conhecido mundo afora como o “gigante gentil”, devido ao seu temperamento dócil, amoroso e fiel.
Falando em temperamento, esse é um dos pontos mais atraentes da linhagem, que é descrita como equilibrada e tranquila, justamente por serem bastante sociáveis, tanto com humanos quanto com outros pets.
Sphynx
Essa raça é famosa pela fisionomia carrancuda e rabugenta que, inclusive, rendeu alguns papéis nas telinhas, como o gato chamado Kitty Galore que pretende dominar o mundo em “Como Cães e Gatos”, e o conhecido da criançada “Senhor Gato”, o gatinho de “Kid vs Kat”.
Entretanto, no caso do Sphynx, o ditado “as aparências enganam” se encaixa perfeitamente. Saiba que a raça é muito carinhosa, gentil e apegada aos pais humanos. Além disso, exemplares da linhagem costumam se dar bem com crianças e outros pets, graças ao temperamento companheiro e brincalhão predominante.
Ragdoll
Por último, o Ragdoll é uma raça conhecida por seu comportamento semelhante ao dos cães – sim, gatos possuem algumas afinidades com os cachorros. Esses bichanos são altamente treináveis, algo que não é muito comum quando falamos em felinos domésticos, e são extremamente amigáveis.
Eles são dóceis e cheios de energia e se dão muito bem com crianças e outros animais, inclusive cachorros. A raça não é indicada para pessoas que passam longos períodos fora de casa no dia a dia, pois o Ragdoll é bastante carente de atenção e não deve passar muito tempo sozinho para não desenvolver alguns comportamentos indesejados, além, claro, de se deprimir.