Foram apreendidos, em fiscalizações na BR-163 e outros locais préviamente identificados na região, 1.043,2 m³ de madeira ilegal, 23 m³ de areia, duas motosserras, um m³ de carvão, 28 veículos de carga – entre bitrens, carretas e caminhões –, um trator, três armadilhas para captura de animais e um animal silvestre. Os veículos apreendidos transportavam mais de 100 toneladas de excesso de peso. Dois fornos ilegais utilizados para fabricação de carvão foram destruídos. Vinte pessoas flagradas pela prática de crimes ambientais foram presas. Ainda foram apreendidos cinco quilos de maconha.
Na operação, que encerrou na sexta-feira (11), foram fiscalizadas 478 pessoas, 477 veículos, sendo 10 retidos por irregularidades de trânsito, emitidos 76 autos de infração de trânsito, dois autos de infração de produtos perigosos e 28 por contrariar normas da ANTT.
Otecca – Mato Grosso
A Divisão de Combate ao Crime (DCC) da PRF, em Brasília/DF, realiza periódicamente a OTECCA em diversos estados brasileiros. Devido ao alto índice de crimes ambientais na região, Mato Grosso foi escolhido para a ação. Participaram, além de Policiais Rodoviários Federais de Mato Grosso, equipes da DCC e de outros estados. A operação teve o apoio de equipes do Ibama de MT.
Assessoria