Quem não gosta de ter filhotes em casa, não é mesmo? Mas sabemos que gerar uma nova vida é um processo que precisa de certos cuidados, pois a futura mamãe irá despender grande parte de sua energia e nutrientes para os novos filhotinhos que estão por vir. Mas quanto tempo dura a gestação do cachorro? Vamos conferir.
Tempo de gestação do cachorro
Se você está aguardando ansiosamente o nascimento de um filhote, a espera pode parecer eterna, mas, felizmente para nós (e para o cadela), o período de gestação em cães é muito mais curto do que o período de gestação em humanos, geralmente entre 61 e 65 dias. Este período de gestação é dividido em três fases, cada um com aproximadamente de 21 dias.
Durante todo esse período e até mesmo antes da prenhez, é importante que a cadela tenha acompanhamento veterinário, garantindo que ela esteja saudável e que seus filhotes estejam se desenvolvendo bem.
Neste período, não é incomum que o médico veterinário receite suplementos ou dietas especiais para a mamãe. No petshop online Petlove você pode encontrar todos os produtos necessários para sua cachorrinha.
Como ocorre o ciclo gestacional em cachorras?
Em cadelas não castradas, o cio costuma ocorrer uma vez a cada seis meses e o ciclo dura de 18 a 21 dias. A cadela estará receptiva aos machos após nove dias do início do ciclo, quando já não está mais sangrando, podendo emprenhar neste período.
Quando uma cadela fica prenhe, os embriões passam pelo corno uterino por volta do sétimo dia. No dia 16, se inserem no revestimento uterino e, no dia 22, os fetos começam a se formar. Por volta do dia 28 ao dia 30, já é possível que um médico veterinário ouça os batimentos cardíacos dos filhotes.
Após 50 dias, um médico veterinário pode realizar uma radiografia para ver os esqueletos dos filhotes e realizar uma estimativa de quantos esperar na ninhada. Por volta de 58 dias, os filhotes devem estar completamente formados e se preparando para nascer.
Os primeiros sinais de prenhez canina
Embora existam alguns sinais externos de prenhez em cães, é difícil descobrir se uma cadela está gestando, especialmente nos estágios iniciais. Você pode dar uma olhadinha em nosso Blog para saber quais cuidados ter com sua cadelinha prenhe.
Os sinais mais perceptíveis geralmente não aparecem até a terceira ou quarta semana da gestação. Durante esse período, algumas cadelas sofrem com náuseas, cansaço ou falta de apetite.
Por volta do dia 40, a barriga começará a se expandir e os mamilos podem ficar um pouco maiores. É normal que um líquido leitoso saia dos mamilos, mas caso note algo incomum, é importante procurar um médico veterinário.
Duas semanas antes do parto, você provavelmente poderá ver e sentir os filhotes se movendo dentro da barriga da mãe. A partir daí, começa a contagem regressiva para ver as novas bolinhas de pelo correndo pela casa. Não se esqueça que filhotes recém-nascidos precisam de cuidados especiais, por isso, é legal estar bem informado sobre o assunto.
Se você não é um criador legalizado, evite que sua cadela procrie. A castração é a melhor opção para não termos crias indesejadas, evitarmos o abandono e maus tratos de animais e prevenirmos doenças como a piometra e o tumor de mama.