A doação de sangue pet é um assunto que vem crescendo cada vez mais, por isso, muitos petlovers ficam curiosos em saber qual cachorro pode doar sangue. Será que qualquer um pode?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a decisão de doar é, além de um ato nobre – que você toma em nome do pet -, algo muito importante para que outros animais possam ser salvos. Igualzinho como acontece com a nossa doação de sangue.
E já que tocamos no assunto, saiba que a doação entre os peludinhos é muito parecida com a nossa, ou seja, bastante segura, rápida e praticamente indolor. Vamos saber mais?
Só os cachorros maiores podem doar
Existem algumas regras que precisam ser respeitadas para que a doação de sangue possa acontecer com tranquilidade para todo mundo. A primeira delas é que só os cães acima de 25Kg é que podem doar, além disso, é preciso cumprir outros pré-requisitos:
- Ter entre um e oito anos de idade
- Estar com a vacinação rigorosamente em dia
- Nunca ter recebido transfusão
- Não estar sob tratamento médico
- Não ser obeso
- Preferencialmente nunca ter tido contato com carrapato
- Fêmeas: não estar no cio ou prenhe
Antes da doação, o médico-veterinário faz uma avaliação do pet para ter certeza que está tudo bem com ele e que o sangue coletado poderá ser utilizado com segurança em outro amigo de espécie. Veja só o “check-list” que é feito:
- Hemograma
- Contagem de plaquetas
- Ureia
- Creatinina
- Brucelose
- Leishmaniose
- Dirofilariose
- Erliquiose
Se você tem um cachorro de porte médio, grande ou gigante e que atenda aos pré-requisitos, converse com o médico-veterinário e peça indicações de clínicas e laboratórios da sua cidade que fazem a coleta de sangue.
Você e o seu filho de quatro patas podem representar a chance de uma nova vida para outros cachorros que estejam debilitados e precisando muito de ajuda ❤️.