Economia

Puxada por ações da Eletrobras, Ibovespa sobe a 86 mil pontos

O principal índice acionário da B3 virou e passou a subir no pregão terça-feira (20). As ações da Eletrobras lideram as altas, após o governo divulgar um pacote de medidas que inclui a privatização da empresa.

O pacote foi divulgado como medidas econômicas alternativas, depois de o governo federal desistir de votar a reforma da Previdência.

Às 14h46, o Ibovespa avançava 1,56%, a 86.116 pontos.

Na véspera, o índice avançou 0,32%, a 84.792 pontos, com as ações da Vale e da Gerdau entre as principais destaques do dia.

Segundo Jason Vieira, economista da gestora Infinity, o mercado não contava com a reforma da Previdência e a bolsa brasileira recuou no ínicio do pregão seguindo o exterior. "O mercado lá fora abriu em queda e a bolsa companhou. Não tem nada na agenda", disse.

Com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, o governo do presidente Michel Temer abriu mão de votar a reforma da Previdência e apresentou um conjunto de medidas econômicas, boa parte delas já em tramitação no Congresso, em uma tentativa de reafirmar o compromisso com o equilíbrio fiscal.

"Abriram as gavetas e foram retirando coisas para cima das mesas, no intuito de minorar os efeitos da extinção da reforma da Previdência, mas, de qualquer forma, ela segue sendo imprescindível e será um ônus inicial para o novo presidente", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

O decreto de intervenção foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta madrugada e deve ser apreciado pelo Senado ainda nesta terça-feira.

Destaques
Os papéis da Eletrobras lideravam as altas dentro do Ibovespa. A privatização da companhia é uma das pautas nas quais o governo irá focar para tentar equilibrar as contas públicas sem mudar as regras da aposentadoria. Por volta das 14h46, Eletrobras PNB tinha valorização de 8,81%, enquanto Eletrobras ON subia 7,33%.

Grupo Pão de Açúcar PN caía 3,94%, a maior queda do índice, tendo no radar a reformulação em sua administração anunciada na véspera, com a nomeação do presidente da unidade de móveis e eletrodomésticos Via Varejo para a presidência-executiva no lugar de Ronaldo Iabrudi, além dos resultados para o quarto trimestre.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26