O esporte é uma poderosa ferramenta de integração socioeducacional, pois fortalece valores morais e éticos, como o respeito mútuo e a cooperação
Por Beatriz Saturnino
O Instituto INCA- Inclusão, Cidadania e Ação em rede com a Escola de Kung Fu Wushu, abrem nova oportunidade para quem deseja aprender a arte milenar do Kung Fu Wushu, com aulas gratuitas por 7 meses. O projeto social Kung Fu Wushu abriu 60 vagas para crianças, adolescentes e idosos, entre elas Pessoas com Deficiência Física (PCDs) e autistas. Com 32 anos em Mato Grosso, a escola desenvolve um trabalho de formação de atletas, com centenas de medalhas em diversos campeonatos nacionais e internacionais representando Mato Grosso e o Brasil, na China, Argentina, Indonésia, Estados Unidos, Turquia entre outros países.
O objetivo é oferecer aulas gratuitas a pessoas de baixa renda familiar e com pouco ou nenhum acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da coordenação motora, à medida que os participantes adquirem e dominam novas habilidades.
São para crianças e adolescentes com idades entre de 06 a 17 anos de idade e idosos, lembrando que oportuniza PCD e autista, todos para as modalidades de Kung Fu Tradicional, Tai Chi, Boxe Chinês.
Idealizado pelos atletas mundiais, o mestre Bruk Lee e a filha Brenda Silva, o projeto social Kung Fu Wushu completa, em 2026, 32 anos. A continuidade das aulas, vem com a garantia de pagamento dos professores, a aquisição de uniformes para competição e treino e novos equipamentos para a execução do esporte, por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Carlos Avallone, com patrocínio da Secretaria de Estado Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação.
O esporte é uma ferramenta que promove a integração socioeducacional, fortalecendo a construção de valores morais e éticos, como o respeito mútuo e a cooperação no trabalho em equipe, nas atividades de recreação e lazer, evidenciando o papel social do esporte no desenvolvimento integral das pessoas.
PROGRAMAÇÃO
As aulas e treinamentos de Kung Fu iniciam no dia 01 de fevereiro e seguem até 30 de setembro de 2026, em anexo da Academia CPA Fitness, localizado na rua M, Quadra 46 A, no 4, II etapa, na região do CPA IV, em Cuiabá (MT).
A programação para crianças e adolescentes será às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30, e, no período vespertino, das 15h às 16h30; Para Idosos e Pcds são 12 vagas, nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30.
E aos sábados terão aulas de reposição 15h às 18h para todos os atletas do projeto social.
COMO SE INSCREVER
Para se inscrever é bem fácil: basta acessar o site do Instituto INCA www.institutoinca.com.br, também o link da bio do Instagram @institutoincamt e do projeto @projetosocialkungfuwushu, onde terá um formulário virtual para confirmação de matrícula e rematrícula do aluno(a), também para a matrícula de alunos novos, que será necessário o responsável comparecer presencialmente na instituição para assinar a autorização e preencher a ficha de anamnese.
O link das inscrições – https://forms.gle/dP3qQLJzfWbqsv5T7. Mais informações pelo telefone (65)999255842.–



























Fotos: Reprodução/Divulgação


