Circuito Pet

Projeto propõe que pacientes do DF recebam visitas de pets

Um projeto de lei da Câmara Legislativa do Distrito Federal quer permitir que pacientes internados em hospitais públicos e privados possam receber a visita de animais de estimação. A proposta é de autoria dos deputados distritais Robério Negreiros (PSD) e Eduardo Pedrosa (PTC), e ainda está em tramitação nas comissões da Casa.

Os autores do texto defendem que a medida ajuda na recuperação física e emocional dos pacientes internados, por meio da chamada Pet Terapia. A matéria estabelece que cada unidade de saúde poderá decidir as normas para as visitas.

Segundo o projeto, o pedido para a entrada dos animais de estimação nas unidades de saúde deverá ser feito pelo médico responsável pelo paciente. Para justificar a medida, os parlamentares listaram hospitais de São Paulo que trabalham com a Pet Terapia e apresentaram "bons resultados terapêuticos".

Na relação desses centros de saúde, estão o Hospital Albert Einstein, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Em fevereiro deste ano, pacientes do Hospital da Criança, em Brasília, receberam a visita do cavalo Oportuno do Rincão. Ele foi foi levado por militares dos Dragões da Independência para dentro da enfermaria onde ficam crianças e adolescentes internados para tratamentos de alta complexidade.

O animal, de 500 quilos, faz parte do Regimento de Cavalaria da Presidência da República. Durante um mês ele foi treinado para entrar no hospital onde encantou profissionais de saúde e arrancou sorrisos de pacientes.

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) afirmou que o contato com os animais ajuda a evitar a depressão: "A proximidade com o lar é muito importante para essas pessoas”.

Na proposta, Robério Negreiros (PSD) escreveu que "a visita hospitalar dos pets colabora de forma significativa para a recuperação, uma vez que o contato físico e o carinho dos pets contribuem para a produção de serotonina, que auxilia na recuperação clínica dos pacientes".

Tramitação

Desde o dia 25 de março, o projeto está na Comissão de Educação, Saúde e Cultura, que já tem um relator: o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT).

Antes de ser aprovado, o assunto ainda terá de ser discutido nas comissões de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e de Constituição e Justiça .

Ao fim da tramitação, o texto ainda pode ser vetado total ou parcialmente pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar