A partir desta terça-feira (22), cerca de mil alunos do 1º ciclo de 24 escolas municipais de educação básica (EMEB) vão participar do projeto Coleção Turminha Brava. A iniciativa da prefeitura junto das secretarias da Educação (SME), de Cultura Esportes e Turismo e a Cepar Cultural, de São Paulo (SP), busca promover literatura aos jovens. O projeto acontece no auditório Maestro China, da SME.
A abertura da programação acontece às 8h de amanhã, com a presença dos alunos da EMEB Ministro Marcos Freire, Profº Rafael Rueda e Glaucia Maria Borges Garcia. No período da tarde, às 14h, será a vez das EMEB Pedrosa Morais e Silva, Profº. Lenine de Campos Póvoas e Santa Cecília. O rodízio das 24 escolas acontece no decorrer da semana, até o dia 25, sexta-feira.
A Coleção Turminha Brava já tem dois anos e traz textos literários adaptados em forma de teatro, distribuição de livros e lanches para os pequenos. Voltando para crianças de 8 a 11 anos, o projeto conta com histórias ilustradas com personagens do folclore brasileiro, como Mula sem Cabeça, Caipora, Saci, Iara, Boto e mais.
“Para apresentarmos a coleção adaptamos os textos literários para o teatro e usamos a contação de histórias. Os textos trazem os personagens do folclore brasileiro e abordam temas como meio ambiente, sustentabilidade e a importância da conservação dos recursos naturais”, explica a atriz Karol Piacentini.
Além de passar por Cuiabá, o projeto chegará às escolas públicas de Várzea Grande, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. Todas as crianças receberão um exemplar da coleção, enquanto as escolas ganharão kits com a coleção completa dos livros.
No site da Prefeitura de Cuiabá, você pode conferir a programação completa da semana.