Cultura

Projeto inovador que leva em uma van, movida a energia solar, a magia do cinema às crianças

O projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade em diversas regiões do país, ganha uma nova vertente. De 1 a 9 de outubro, Santa Carmem (dia 1º.), São José do Rio Claro (dia 2 e 3), Nortelândia (dia 4), Jangada (dia 5), Campo Verde (dia 6) e Barra do Garças (dia 9), recebem a primeira temporada do Cinesolarzinho que, como o próprio nome sugere, é uma versão voltada exclusivamente para o público infantil, com programação exclusiva de curtas metragens para crianças e toda a família. As sessões, gratuitas e abertas ao público.

A iniciativa é lançada pela Brazucah Produções, com patrocínio das Águas de Santa Carmem, Águas de São José do Rio Claro, Águas de Nortelândia, Águas de Jangada, Águas de Campo Verde e Águas de Barra do Garças, empresas do grupo Aegea. O objetivo é levar a diversas cidades do País eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. A entrada é franca e conta com a participação de um apresentador que faz a mediação entre os filmes e o público.

Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas. 

Em São José do Rio Claro, Nortelândia, Campo Verde e Barra do Garças, acontecerá também a Oficina de Cinema (Oficinemas Solares), onde, além de participarem de uma introdução ao mundo audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que será exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.

De acordo com Cynthia, o objetivo do Cinesolar e, agora, do Cinesolarzinho, é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis. “Utilizamos energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de um veículo equipado com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da ‘sala de cinema’), além de sistema de projeção e até um EcoVJ”, afirma. 

Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.  “Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar, o que deve acontecer ainda mais no Cinesolarzinho”, diz Cynthia. “O novo projeto atende principalmente as crianças do nosso País. Pensar o futuro do Brasil é pensar em ações que impactem o imaginário infantil e que que possam dialogar também com os adultos que estarão nessas atividades com seus, filhos, sobrinhos e netos”, acrescenta.

“O principal objetivo da concessionária é fomentar e incentivar projetos que despertem a imaginação do público, criando espaços com variedades culturais e possibilitando acesso e informação à comunidade de vários bairros. A concessionária, além de promover saúde e bem-estar, visa ajudar na formação cultural da população local de onde estamos inseridos”, destaca Letícia Sant’Ana, coordenadora de Projetos Sociais da Aegea MT.

O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o patrocínio da Aegea Saneamento, das Águas de Santa Carmem, Águas de São José, Águas de Nortelândia, Águas de Jangada, Águas de Campo Verde e de Águas de Barra do Garças e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema, Festival Curta Brasília e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo).  Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.

Confira a programação do Cinesolarzinho

Santa Carmem

Data: 1 de outubro, segunda-feira

Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30

Local: Praça Emilio Malinski, Centro

Local em caso de chuva: Salão dos Idosos

 

São José do Rio Claro

Data: 2 de outubro, terça-feira, e 3 de outubro, quarta feira

Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30

Local: Praça Domingos Briante “Praça Central”, à av. Júlio de Campos

Local em caso de chuva: Ginásio Esportivo Carlos Bezerra, na Praça Domingos Briante, à av. Júlio de Campos.

Horário da Oficina de Cinema: das 9h às 12h, no dia 3

 

Nortelândia

Data: 4 de outubro, quinta-feira

Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30

Local: Escola Estadual Idalina de Farias, à av. Prefeito João Macauba, s/n

Local em caso de Chuvas: Escola Estadual Idalina de Farias, à av. Prefeito João Macauba, s/n

Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h

Endereço da Oficina de Cinema: Escola Estadual Idalina de Farias, à av. Prefeito João Macauba, s/n

 

Jangada

Data: 5 de outubro, sexta-feira

Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30

Local: Paço Municipal / Prefeitura – bolsão em frente, à rua Antônio Bernardino, 770 – Centro

Local em caso de Chuvas: Ginásio do Paço Municipal

 

Campo Verde

Data: 6 de outubro, sábado

Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30

Local: Praça João Paulo Segundo, à rua Fortaleza, S/N, centro

Local em caso de Chuvas: Quadra da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, à avenida Vinicius de Moraes, 471.

Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h

Endereço da Oficina de Cinema: Centro Cultural

 

Barra do Garças

Data: 9 de outubro, terça-feira

Horário das sessões de cinema: 18h e 19h30

Local: Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n – Vila São José

Local em caso de Chuvas: o mesmo

Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h

Endereço da Oficina de Cinema: Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n – Vila São José

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e