Circuito Pet

Projeto de Lei que autoriza pets nas praias de Florianópolis

Um Projeto de Lei protocolado pela Vereadora Pri Fernandes quer permitir a circulação de cachorros e gatos em praias delimitadas de Florianópolis. Caso seja aprovado na Câmara, os tutores que quiserem levar seus pets nas praias permitidas deverão seguir algumas exigências para que o passeio seja seguro para o animal e para quem frequenta o local.

Para levar seu pet para a praia de Florianópolis, ele deverá estar devidamente identificado, com carteira de vacinação em dia, ter comprovante de vermifugação, estar na presença de um tutor maior de idade e não estar no cio ou pré-cio.

A Vereadora Pri Fernandes explica que as praias permitidas para presença dos cachorros e gatos serão delimitadas pela Prefeitura da cidade. A fiscalização dos frequentadores será feita pela Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância em Saúde, Guarda, ou qualquer outro setor que a PMF julgar necessário. 

Alguns lugares do Brasil já permitem a presença de pets em algumas áreas, como é o caso de Santos, que desde 1 de janeiro deste ano permite a ida de cães à praia José Menino.

“Florianópolis é um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil. Sabemos que os pets hoje passaram a ser membros das famílias e como tal, acompanham seus tutores nas férias. Poder proporcionar um espaço para os animais na praia é a garantia de que Floripa recebe bem as pessoas e os animais” explicou a autora do Projeto. 

Border Collie na praia

A Vereadora explica que os locais previstos para permitir a presença dos animais domésticos e seus tutores serão foco de estudos para garantir que o local não apresente riscos à saúde de ninguém. 

“É comum vermos tutores se exercitando, caminhando ou correndo com seus pets nas orlas. Não tem como ignorar isso, pois os animais na praia já existem, mesmo sendo proibidos. Famílias inteiras vão para praia acompanhadas de seus animais. Regular uma prática já existente é garantia de segurança jurídica para todos e controle sanitário para a cidade”, disse a Vereadora.

Conforme os animais estão mais presentes nas vidas das suas famílias humanas, mais locais vêem isso como uma oportunidade para crescer seus negócios, e já permitem a presença dos pets, como é o caso de diversos hotéis, restaurantes, e shoppings, por exemplo. “Nada mais justo do que delimitar uma área segura para os pets e para a população para que eles possam curtir junto com a gente algumas das 42 praias da cidade”, disse Pri. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar