Cultura

Projeto Biblioteca de Rua disponibiliza livros gratuitamente durante pandemia

Com o objetivo de colaborar com o bem-estar da população durante o período de quarentena, a Cia de Teatro Cena Onze, o Cine Teatro Cuiabá e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), apadrinharam o projeto social Biblioteca de Rua, que faz parte do Inclusão Literária, idealizada pelo escritor Clóvis Matos e disponibiliza cabines com livros gratuitos para a população em pontos estratégicos de Cuiabá.

De acordo com o diretor artístico do Cine Teatro Cuiabá, Flávio Ferreira, a ideia surgiu depois de o local apadrinhar o Projeto Mãos Limpas, projetado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que disponibiliza lavatórios portáteis, visando contribuir com o esforço social de combater a pandemia do Coronavírus no Estado.

Outro padrinho dos dois projetos é o professor da rede estadual, Gerson Luiz de Souza, proprietário do Pão de Queijo Café. "Conheci o Mãos Limpas por meio de uma amiga, me apaixonei pela ideia, já que tem tudo a ver com a nossa empresa, que trabalha a sustentabilidade há muito tempo e tem essa visão de contribuição com o social e de compreender o mundo da melhor forma possível. Logo depois o Cine Teatro entrou em contato comigo perguntando se não teria interesse em receber também a Biblioteca de Rua. Aceitei e ambos estão em funcionamento e têm sido bastante interessante", conta.

"A Biblioteca de Rua já está instalada em cinco pontos. Sendo eles o Pão de Queijo Café, que fica na rua General Mello, próximo ao  Hospital Estadual Santa Casa, a Farmapopular, que fica no bairro Planalto, no Fórum de População em Situação de Rua Cuiabá, que fica no bairro Cidade Alta ou no Beco do Candeeiro, no Cine Teatro Cuiabá e estamos trabalhando para a ampliação dos pontos", conta o escritor Clóvis Matos.

Gerson complementa dizendo que os projetos são fundamentais porque também é preciso alimentar a alma nesse momento de pandemia. "Não tenho dúvida de que sairemos melhores como pessoas desse período. Acredito que o vírus veio para nos ensinar que o ser vale mais que o ter, e nessa reflexão entram os livros, que alimentam a alma e a cabeça. Durante o isolamento, quando as pessoas estão deprimidas e isoladas, entendemos que uma boa leitura é a companhia fundamental", ressalta.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e