Cultura

Programação cultural marca Dia da Consciência Negra na Secretaria de Cidades

 
A programação foi elaborada em parceria com o Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), com exposição de imagens, vídeos, música e poemas sobre Zumbi dos Palmares e cultura afro.
 
Para o secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista, o dia 20 de novembro deve ser lembrado não somente pela luta do líder Zumbi dos Palmares, mas também pelas raízes do Brasil que nasceram na África.
 
Fotos: Luiz Alves“O continente Africano é o berço da civilização humana. Hoje mais de 50% da população brasileira é negra e precisamos entender nossas raízes para que o Brasil se torne um país plenamente igual entre todos os seus cidadãos”, afirmou.
 
Segundo o ex-vereador e criador da lei que instituiu feriado municipal do Dia da Consciência Negra, Rinivaldo Ribeiro de Almeida, é necessário fazer um resgate da importância que os negros tiveram para a construção do Brasil, além de tornar o Estatuto da Igualdade Racial acessível a toda a população.
 
“Zumbi dos Palmares, assim como outras personalidades, teve uma sublime importância para o nascimento dos direitos dos afrodescendentes. O feriado serve para coloca-lo no mesmo patamar de outros mártires da história brasileira, como Tiradentes”, disse.
 
Fotos: Luiz AlvesHISTÓRIA – Líder do quilombo dos Palmares, Zumbi nasceu em 1655, no atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Foi batizado com o nome de Francisco, aos 10 anos já escrevia português e latim.
 
Aos 15 anos fugiu em busca de suas origens, voltou para o quilombo dos Palmares, onde adotou o nome de Zumbi. No quilombo, derrotou a expedição de Jacome Bezerra, e ferido em conflitos contra as tropas de Manuel Lopes Galvão e Domingos Jorge Velho.
 
Zumbi comandava as tropas do quilombo governado por Ganga Zumba. Em 1678, liderou um conflito interno, alcançou a liderança do quilombo e combateu os portugueses durante 14 anos.
 
Em 1695, reuniu mais de 2000 palmarinos (nativos de palmares), e invadiu povoados de Pernambuco em busca de armas e alimentos. Antônio Soares, um dos líderes das tropas palmarinas, foi capturado e em troca de sua liberdade entregou ao bandeirante André Furtado de Mendonça, o esconderijo de Zumbi.
 
Zumbi dos Palmares foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e