Cidades DESTAQUE 2

Programa “Mãos Pro Futuro” realiza mutirão de coleta seletiva no Residencial São Carlos, em Cuiabá

Educadores ambientais, membros da Cooperativa de Trabalho dos Produtores de Materiais Recicláveis do Mato Grosso (COOPEMAR) e moradores do Residencial São Carlos se unem, no próximo sábado, dia 18 de maio, para um grande mutirão de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva no bairro. Além de promover a coleta, a iniciativa pretende divulgar informações sobre as vantagens de aderir e sobre a forma correta de separar materiais que podem ser destinados à reciclagem. A ação ocorre das 09h às 13h e o ponto de encontro será na Praça do Residencial São Carlos.

“Com a implantação dos ecopontos e a parceria entre as cooperativas de catadores e a Prefeitura, a coleta seletiva em Cuiabá vem se fortalecendo, mas queremos alcançar cada vez mais pessoas. Estamos unindo forças em um grande movimento para mostrar a importância e popularizar o hábito da reciclagem em nossa cidade. Precisamos do apoio de todos”, explica Wanderley Cavenaghe, presidente da COOPEMAR.

Segundo dados do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso – PERS/MT 2021, atualmente, a capital mato-grossense gera em torno de 383.776,35 toneladas de resíduos sólidos por ano. No entanto, segundo a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (LIMPURB), apenas 4.399 desses são direcionados para os processos de reciclagem, sendo distribuídos entre empresas privadas e cooperativas de catadores locais. Ao chegarem nestas cooperativas, materiais recicláveis como papel, papelão, plásticos, metais e vidro passam por triagem e beneficiamento e são encaminhadas para as indústrias recicladoras.

“Infelizmente, muitas coisas que podem ser transformadas em novos produtos ainda estão sendo descartadas de forma errada, o que prejudica a natureza e a saúde humana. Ampliando a consciência da população sobre a importância da reciclagem, criamos um ciclo de prosperidade e cuidado, onde protegemos o ecossistema, reduzimos gastos públicos e temos mais inclusão social”, destaca Wanderley.

O mutirão é promovido pelo Programa Mãos Pro Futuro, iniciativa nacional criada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com a assessoria técnica da Visões da Terra, empresa de consultoria em sustentabilidade. Em Cuiabá, a ação contará com as parcerias da COOPEMAR, LIMPURB, Projeto Viver Bem Mais e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cuiabá.

“Até o momento, o programa vem impactando os moradores de Cuiabá por meio de ações de sensibilização como essa. A parceria com a COOPEMAR garante a reciclagem de cerca de 150 toneladas de resíduos por mês, gerando trabalho e renda para as 30 famílias cadastradas na cooperativa, além de contribuir com o meio ambiente”, destaca Oriana Rey, sócia-diretora da Visões da Terra.

Ela explica que o Programa Mãos Pro Futuro foi criado pela ABIHPEC em 2006 com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir para a conservação do meio ambiente. A parceria com COOPEMAR começou em 2020. Neste período, foram realizadas várias atividades de educação ambiental, além da doação de equipamentos como prensas, empilhadeira, balanças, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os cooperados, ajudando a estruturar o sistema.

Além de Cuiabá, o programa atua também em Rondonópolis e em outros 165 municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, a iniciativa reúne cerca de 180 cooperativas e mais de 200 empresas associadas à ABIHPEC, à Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e à Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).

COOPEMAR – A Cooperativa de Trabalho dos Produtores de Materiais Recicláveis do Mato Grosso (COOPEMAR) atua há 30 anos no município e é responsável pela coleta seletiva de mais de 60 parceiros, entre eles, vários condomínios, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e um shopping da capital. Além de promover proteção ambiental, os trabalhos da COOPEMAR garantem atualmente a inclusão socioprodutiva de 30 famílias por meio da coleta seletiva. A sede está localizada na Rua Balneário Leticia, sn, Várzea do Quilombo, anexa ao antigo aterro de Cuiabá-MT.

VISÕES DA TERRA – Consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo. É responsável pela implementação do Programa Mãos Pro Futuro em parceria com as cooperativas, além de projetos em outros estados no Brasil. Mais informações: http://www.visoesdaterra.com.br/

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.