Educadores ambientais, membros da Cooperativa de Trabalho dos Produtores de Materiais Recicláveis do Mato Grosso (COOPEMAR) e moradores do Residencial São Carlos se unem, no próximo sábado, dia 18 de maio, para um grande mutirão de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva no bairro. Além de promover a coleta, a iniciativa pretende divulgar informações sobre as vantagens de aderir e sobre a forma correta de separar materiais que podem ser destinados à reciclagem. A ação ocorre das 09h às 13h e o ponto de encontro será na Praça do Residencial São Carlos.
“Com a implantação dos ecopontos e a parceria entre as cooperativas de catadores e a Prefeitura, a coleta seletiva em Cuiabá vem se fortalecendo, mas queremos alcançar cada vez mais pessoas. Estamos unindo forças em um grande movimento para mostrar a importância e popularizar o hábito da reciclagem em nossa cidade. Precisamos do apoio de todos”, explica Wanderley Cavenaghe, presidente da COOPEMAR.
Segundo dados do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso – PERS/MT 2021, atualmente, a capital mato-grossense gera em torno de 383.776,35 toneladas de resíduos sólidos por ano. No entanto, segundo a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (LIMPURB), apenas 4.399 desses são direcionados para os processos de reciclagem, sendo distribuídos entre empresas privadas e cooperativas de catadores locais. Ao chegarem nestas cooperativas, materiais recicláveis como papel, papelão, plásticos, metais e vidro passam por triagem e beneficiamento e são encaminhadas para as indústrias recicladoras.
“Infelizmente, muitas coisas que podem ser transformadas em novos produtos ainda estão sendo descartadas de forma errada, o que prejudica a natureza e a saúde humana. Ampliando a consciência da população sobre a importância da reciclagem, criamos um ciclo de prosperidade e cuidado, onde protegemos o ecossistema, reduzimos gastos públicos e temos mais inclusão social”, destaca Wanderley.
O mutirão é promovido pelo Programa Mãos Pro Futuro, iniciativa nacional criada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com a assessoria técnica da Visões da Terra, empresa de consultoria em sustentabilidade. Em Cuiabá, a ação contará com as parcerias da COOPEMAR, LIMPURB, Projeto Viver Bem Mais e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cuiabá.
“Até o momento, o programa vem impactando os moradores de Cuiabá por meio de ações de sensibilização como essa. A parceria com a COOPEMAR garante a reciclagem de cerca de 150 toneladas de resíduos por mês, gerando trabalho e renda para as 30 famílias cadastradas na cooperativa, além de contribuir com o meio ambiente”, destaca Oriana Rey, sócia-diretora da Visões da Terra.
Ela explica que o Programa Mãos Pro Futuro foi criado pela ABIHPEC em 2006 com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir para a conservação do meio ambiente. A parceria com COOPEMAR começou em 2020. Neste período, foram realizadas várias atividades de educação ambiental, além da doação de equipamentos como prensas, empilhadeira, balanças, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os cooperados, ajudando a estruturar o sistema.
Além de Cuiabá, o programa atua também em Rondonópolis e em outros 165 municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, a iniciativa reúne cerca de 180 cooperativas e mais de 200 empresas associadas à ABIHPEC, à Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e à Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).
COOPEMAR – A Cooperativa de Trabalho dos Produtores de Materiais Recicláveis do Mato Grosso (COOPEMAR) atua há 30 anos no município e é responsável pela coleta seletiva de mais de 60 parceiros, entre eles, vários condomínios, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e um shopping da capital. Além de promover proteção ambiental, os trabalhos da COOPEMAR garantem atualmente a inclusão socioprodutiva de 30 famílias por meio da coleta seletiva. A sede está localizada na Rua Balneário Leticia, sn, Várzea do Quilombo, anexa ao antigo aterro de Cuiabá-MT.
VISÕES DA TERRA – Consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo. É responsável pela implementação do Programa Mãos Pro Futuro em parceria com as cooperativas, além de projetos em outros estados no Brasil. Mais informações: http://www.visoesdaterra.com.br/