Economia

Produção de soja deve aumentar quase 66% até 2030 em Mato Grosso, projeta Imea

Um estudo amplo e detalhado realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que nos próximos 10 anos a produção de soja em Mato Grosso vai crescer quase 66%, saindo de pouco mais de 35 milhões de toneladas estimadas para 2020 para mais de 58 milhões de toneladas em 2030.

A área com soja no estado deve aumentar cerca de 46%. Com isso, em 2030, Mato Grosso poderá ter quase 15 milhões de hectares cultivados com soja. Assim, a participação do estado na produção nacional vai passar dos atuais 30% para 37%.

O Imea destaca que para que essas estimavas sejam concretizadas é preciso o fomento das exportações e investimentos em infraestrutura logística e tecnológica.

O grão é a principal cultura agrícola do estado e o principal produto de exportação, correspondendo a 57% das exportações mato-grossenses.

Até agosto, o estado já tinha enviado a outros países 21,3 milhões toneladas de soja. O volume é 5,5% maior que o total exportado em 2019.

A expectativa é que o cenário da produção avance ainda mais na próxima década. Isso é necessário para transformação dos grãos em alimentos e a produção de biocombustível.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26