A agência central do Banco Bradesco, em Cuiabá, foi interdita por 36 horas na tarde desta quinta-feira (1º) pelo Procon. A ordem de serviço é decorrente da reincidência do estabelecimento ao não cumprimento da lei que estabelece critérios de atendimento a clientes em um prazo máximo de 15 minutos.
“Enfrentamos um problema sério com a agência central do Bradesco, que insiste em lesar o consumidor, o fazendo esperar mais de meia hora por um atendimento que se quer dura cinco minutos. O banco já havia sido notificado para que apresentasse um plano de melhorias a fim de sanar o problema, no entanto, nenhuma medida fora tomada”, disse Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.
De acordo com relatos dos consumidores, o tempo de espera para o atendimento pessoal é de cerca de 30 minutos para clientes prioritários e mais de 40 minutos para usuários convencionais do serviço. Em dias de pico, como as datas de pagamento de benefícios, como o INSS e salário dos servidores municipais e estaduais, o prazo pode até dobrar.
“A negligência com o cliente é muito grande nesta unidade bancária e os mais prejudicados são os idosos, que se deslocam ao estabelecimento para fazer a retirada de seu benefício e, mesmo sendo direcionados para o caixa preferencial, são obrigados a aguardar mais de 40 minutos para serem atendidos. Nem o serviço que deveria ser mais eficaz e reduzir o tempo de espera de pessoas mais velhas, é devidamente cumprido”, disse o secretário-adjunto.
Após a constatação in loco do descumprimento da Lei e a notificação da gerência do espaço, foi lavrado o auto de interdição e as atividades da agência foram interrompidas, sendo autorizado apenas o atendimento daqueles clientes que já se encontravam dentro da unidade.
O Banco Bradesco tem o prazo de dez dias para apresentar sua defesa e será multado em valor ainda a ser definido, que varia de acordo com a infração e reincidência.