Cidades

Procon apreende 163 produtos vencidos e encaminhará denúncia a Decon

O Procon Cuiabá apreendeu 163 produtos vencidos no Supermercado Extra ,da Avenida Fernando Correa, após uma denúncia feita no início da tarde desta terça-feira (05). A equipe de fiscalização, que já estava operando em ações ao longo do dia, atendeu ao chamado rapidamente, que foi realizado por meio do aplicativo do órgão.

“A rede de Supermercados Extra tem nos dado muito trabalho em se tratando de controle de qualidade. Além de inúmeras apreensões de produtos vencidos, o estabelecimento tem sido punido com multas de altíssimo valor, que variam de R$ 90 mil a R$ 120 mil e já teve suas atribuições interrompidas por 48 horas, por conta destas e outras irregularidades. No entanto, ela continua repetindo seus erros, ignorando as advertências, notificações e se abstendo da responsabilidade de ofertar um serviço adequado ao consumidor”, contou Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Cuiabá.

A denúncia apontava a comercialização de caixas de leite vencidas com preços promocionais, constatando má fé, além da apresentação de riscos de intoxicação ao cliente, devido ao estado do produto. Ao longo da operação, os fiscais encontraram uma quantidade ainda maior de alimentos fora do prazo de validade, através da checagem de rotina por meio do check list. Dentre os produtos vencidos, foram encontrados iogurtes, legumes congelados, leites achocolatados para crianças, bolinhos recheados, queijo, presunto, snacks congelados a base de queijo e suco a base de leite de soja.

“Todos os produtos encontrados apresentam grandes riscos à saúde de qualquer consumidor, principalmente por serem derivados do leite, que são mais nocivos do que biscoitos e produtos considerados “secos”. Acima de todas essas falhas, o supermercado tenta ludibriar o cliente, induzindo-o a adquirir caixas de leite com preço promocional, na expectativa de estar fazendo um bom negócio, quando de fato o produto já está vencido há quase 15 dias. Este tipo de postura é inadmissível para um estabelecimento deste porte e medidas mais severas serão tomadas”, contou Carlos.

Além do auto de infração e de multa, que varia de acordo com a reincidência e a gravidade das irregularidades encontradas no estabelecimento, amostras de cada produto serão encaminhadas nesta quarta-feira (06), para a Delegacia do Consumidor, para que a haja a instauração de procedimento criminal. A medida será tomada por se tratarem de alimentos vencidos que apresentam riscos ainda maiores ao cidadão, quando consumidos fora do prazo de validade.

As denúncias podem ser feitas na unidade do Procon Municipal, pelos telefones: 151 e 156 ou através de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiabá, disponível nas plataformas Android e IOS.

Outro lado

A loja pauta suas ações no respeito às leis vigentes e possui rigoroso procedimento para garantir a qualidade dos produtos comercializados. O fato apontado é pontual e não condiz com padrão operacional exigido pela companhia. Os produtos apontados pelos órgãos foram descartados imediatamente e estão sendo tomadas as medidas corretivas para que o fato não volte a ocorrer. A loja está funcionando normalmente.

Atualizada as 9h desta quinta-feira.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.