O presidente chinês Xi Jinping brinda com a duquesa de Cambridge durante banquete no Palácio de Buckingham, em Londres, na noite de terça (20) (Foto: Reuters/Dominic Lipinski/Pool)
Pela primeira vez desde que se casou com o príncipe William, a duquesa de Cambridge se sentou na mesa principal de um banquete real. A princesa Kate ficou ao lado do presidente da China, Xi Jinping, durante um evento para recepcionar o político no Palácio de Bukingham.
Kate chamou atenção ainda por aparecer usando pela primeira vez a tiara Papyrus, também conhecida como Flor de Lótus, uma joia que pertenceu à Rainha Mãe.
No jantar, para 170 pessoas, Kate e William, o segundo na linha de sucessão ao trono, se sentaram na mesma mesa que a rainha e o príncipe Phillip, e o presidente chinês e sua esposa, Peng Liyuan. O evento encerrou o primeiro dos quatro dias de visita do político ao Reino Unido.
Aclamada como o início de uma "era de ouro" ou "período de ouro" nas relações sino-britânica, a visita irá selar uma série de negócios, mas tem sido criticada por ativistas de direitos humanos, que acusam o primeiro-ministro David Cameron de fechar os olhos para os abusos cometidos na China.
Protesto
Durante a tarde, milhares de apoiadores da China portavam dragões chineses vermelhos e amarelos e enormes retratos de Xi enquanto eles posavam para fotos na alameda na frente do Palácio de Buckingham, onde Xi e sua mulher, Peng Liyuan, vão ficar como convidados da rainha Elizabeth.
Mas centenas de pessoas que protestavam contra as violações dos direitos humanos na China atrapalharam a cerimônia. Elas seguravam cartazes dizendo: "Abaixo o Partido Comunista" e "Fim da repressão à liberdade de expressão”.
Fonte: G1