Cidades

Primeira maratona hacker de Mato Grosso tem início nesta sexta

Nesse fim semana (04, 05 e 06), será realizada a primeira maratona de programação de Mato Grosso, o GovHackMT. O evento reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento para uma intensa jornada de criação de softwares e hardwares em 54 horas, sem parar.

A proposta é que os participantes desenvolvam soluções práticas para resolver problemas comuns da população nas áreas da saúde, educação e segurança pública. A ideia é que também entre para o desafio propor soluções digitais que reforcem a comunicação do Executivo Estadual com a sociedade, incentivando a criação de novos canais de conexão entre o cidadão mato-grossense e a máquina pública.

O primeiro hackathon do Estado (hack + marathon = maratona hacker) é idealizado pela comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), com o apoio do Governo, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT) e da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), unidade vinculada à pasta de planejamento.

De acordo com os idealizadores do evento, a prática de promover hackathons resulta de um processo que surgiu nos Estados Unidos e se popularizou pelo mundo e na realidade de grandes empresas, até chegar ao Governo de Mato Grosso. Vale lembrar que o termo hacker refere-se àquelas pessoas que são capazes de desmantelar e transformar uma tarefa complexa, diferente dos que cometem crimes informáticos.

“Hackathon é hoje uma ferramenta usada por grandes empresas em que você deixa o cidadão propor soluções. O Governo de Mato Grosso está sendo pioneiro ao aplicar o conceito ‘open data’ [dados abertos], respeitando a confidencialidade das informações, e disponibilizá-lo à sociedade para que pensem qual solução atende melhor as suas demandas”, avalia o assessor da Seplan, Flavio Gomes.

Conforme o representante do DevMT, Gabriel Pedro , a ação do Governo em apoiar a realização de eventos como esse “traz para perto as comunidades locais”. Segundo ele, além de impactar internamente o Executivo, proporcionando uma visão ampla e sob vários pontos de vista para problemas comuns, a realização do GovHackMT promoverá mais uma vez o fortalecimento do ecossistema regional de inovação. A comunidade de desenvolvedores de Mato Grosso conta com 400 integrantes inscritos de diferentes municípios do estado.

Serviço

O que: GovHackMT (1ª Maratona hacker de Mato Grosso)

Quando: 04, 05 e 06 de novembro

Onde: Goiabeiras Shopping

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.