A semana deve de chuvas intensas na a capital mato-grossense e com previsão de temperaturas entre 23º a 37º Celsius. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) mostram probabilidade de 80% de precipitação em todo território de Mato Grosso, com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia.
Conforme diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá, o coronel do Corpo de Bombeiros Paulo Wolkmer, o sol deve nascer às 05h25 e se por às 17h41. As chuvas também devem amenizar pelo menos um pouco o calor da capital, que na semana passada teve como máxima 40ºC quase todos os dias.
“Como entramos na estação Primavera, as chuvas no período da tarde e à noite são esperadas, com intensidade média de 20 a 40 mm (milímetros), a expectativa para o mês de outubro e novembro é um total de 100 a 150 mm de chuva, mas o tempo nessa região da Baixada ainda é entre claro e parcialmente nublado”.
Áreas de instabilidade se espalham pelo estado na terça, quarta e quinta-feira. A previsão é de um dia de céu nublado a encoberto, com pouco sol e possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas. Na semana passada, Cuiabá finalmente teve sua primeira grande chuva fechando a temporada de estiagem, a precipitação superou 70 mm, mais que o dobro esperado para setembro, que é de cerca de 50 mm.
Para Wolkmer, é importante a população se preparar para a estação das chuvas que deve se intensificar. Os perigos neste período são outros e também exigem atenção para que não provoquem acidentes. “É comum nesta época haver desabamento de forro de casas, queda de árvores”.
Antes das chuvas, recomenda-se limpar os telhados, desobstruir as calhas e podar ou cortar árvores com risco de queda. Ainda é necessário reforçar (ou escorar) muros e paredes pouco confiáveis. Ele acrescenta que para quem está transitando na rua durante uma chuva forte é preciso sair da área de bueiros, ralos e esgoto. “Há risco de que o pedestre seja ‘sugado’ pelo bueiro ou enxurrada, por isso, busque um lugar para se abrigar”.
Aos motoristas, ele orienta redobrar a atenção e diminuir a velocidade habitual de tráfego. “Fique longe do carro da frente. Não pare o carro próximo de postes ou árvores. Poças de água podem ocultar buracos no asfalto. Quando atravessar pelas poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha”.
No caso de chuvas com raios, é preciso ter ainda mais atenção: desligar aparelhos elétricos das tomadas; ficar longe de janelas; não estar próximo de árvores ou postes de energia, porque eles atraem raios; não ficar em pé em campo aberto; não retirar roupas de varais de arame; manter distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral; permanecer dentro do carro, já que automóveis oferecem excelente proteção contra raios; não fique dentro da água; e use o telefone somente em casos de emergência.