O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de Nova York, William Dudley, afirmou nesta segunda-feira (28) que o banco central dos Estados Unidos continua no caminho para uma provável alta da taxa de juros neste ano e que pode atingir sua meta de inflação no próximo ano, mais rápido do que outras autoridades esperam.
Dudley disse que a primeira alta dos juros pode vir já em outubro, conforme as autoridades levarem em conta a melhora da economia.
O Fed "provavelmente vai elevar a taxa de juros neste ano", com a reunião de 27 e 28 de outubro "em jogo" para o debate da alta dos juros, disse Dudley em um evento patrocinado pelo "Wall Street Journal" em Nova York. O Fed também se reunirá em dezembro.
O banco central norte-americano adiou a alta da taxa de juros em sua reunião de setembro devido à incerteza sobre a economia global, uma venda generalizada no mercado dos Estados Unidos e a preocupação de que a inflação pode ficar muito aquém da meta de 2% do Fed.
Porém Dudley disse que agora sente que a inflação pode alcançar a meta de 2% do Fed em algum momento do próximo ano, um ano ou mais antes da mediana das projeções de autoridades do Fed feitas neste mês.
Dudley disse estar confiante que a fraqueza das condições econômicas globais e que o dólar forte serão influências passageiras, permitindo que o Fed eleve a taxa de juros em breve.
Fonte: G1