Economia

Prefeitura promete plano para retomada do comércio na próxima semana

A Prefeitura de Cuiabá anunciou que vai montar o plano de reabertura do comércio na próxima semana. Empresários serão chamados a partir do dia 13 para discutir as medidas para a retomada gradual do setor, um dos principais afetados pelo regime de isolamento social.

Hoje, a restrição ao comércio tem prazo de validade até o dia 26 deste mês, conforme decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.  Segundo ele, o plano de reabertura deverá obedecer as medidas de prevenção ao coronavírus. 

“Vamos elaborar esse plano de retomada gradativa das atividades econômicas. Peço, mais uma vez, a compreensão de todos. Eu sei da pressão, das críticas que recebemos. Mas, temos a obrigação cuidar da vida da população”, disse o prefeito. 

O funcionamento dos estabelecimentos tem sido ponto de disputa entre empresários e o governo de um lado e o prefeito Emanuel Pinheiro, de outro. Na semana passada, um protesto feito a carros se concentrou em torno da quadra da casa do prefeito em cobrança à liberação do comércio. 

Pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ) aponta que 98% do comércio sentiu o impacto do regime de isolamento social decretada pelos municípios. Os empresários dizem que a medida afetou “negativamente e modo geral” suas atividades. 

As vendas tiveram queda de até 86%. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de março com 354 empresários das cidades consideradas o centro da atividade econômica em Mato Grosso. 

“Sabemos nas dificuldades enfrentadas e também em preocupo com o índice de desemprego que pode atingir Cuiabá. No entanto, quanto mais a gente dedicar nesse momento de isolamento social, mais cedo voltaremos a normalidade”, disse o prefeito. 

Hoje mais cedo, o governador Mauro Mendes disse que os municípios que decretaram regimes de isolamento, mesmo sem a ocorrências de casos de circulação do vírus terão que arcar com os efeitos que medidas deverão gerar nos próximos meses. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26