Cidades

Prefeitura aumenta prazo para pagamento do IPTU

A Prefeitura de Cuiabá está facilitando ainda mais a vida do contribuinte que quer ficar em dia com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016.

Além da prorrogação do prazo de vencimento do imposto, os contribuintes que já pagaram a primeira parcela do IPTU e quiserem quitar as outras sete parcelas de uma única vez terão descontos se efetuarem a quitação até o dia 11 de abril.

O secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, explica que diversos contribuintes optaram por pagar a primeira parcela do imposto até o dia 30 de março, primeiro prazo de vencimento, por não terem condições financeiras para realizar o pagamento em Cota Única, à vista. Mas, com a prorrogação do prazo, muitos demonstraram interesse em pagar o imposto de maneira integral.

“Nesse caso, o contribuinte terá desconto de até 12% sobre o valor total do imposto, e será feita a compensação do valor já pago. Porém, essas condições só são válidas para quem pagar todas as parcelas pendentes de uma vez”, explica.

Esses contribuintes terão descontos de 12% caso não haja débito do IPTU em anos anteriores e 8% caso haja débito de qualquer exercício anterior. Esses descontos também são válidos para quem pagar o imposto em Cota Única, à vista.

Os contribuintes nesta situação – que realizaram o pagamento da primeira parcela do IPTU e estão interessados em pagar as parcelas remanescentes do imposto de uma única vez – deverão buscar o Plantão Fiscal, localizado no Palácio Alencastro, para retirar a nova guia do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), de modo a fazer jus aos descontos.

 Neste ano, foram lançados R$ 224 milhões do imposto, correspondentes a 249 mil imóveis territoriais e prediais na capital. As alíquotas do IPTU permaneceram as mesmas do início da gestão Mauro Mendes, sendo 0,4% no caso de Imposto Predial e 2% de Imposto Territorial.

Prorrogação do prazo

Foi publicado no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (31), o decreto n° 5.984 que estabelece prorrogação de prazo para o pagamento da Cota Única e da primeira parcela do imposto para o dia 11 de abril.

A prorrogação se deu após um pedido do Governo do Estado e iniciativa privada, para possibilitar que os contribuintes que recebem os salários somente no primeiro e quinto dia útil de abril, respectivamente, possam aproveitar o desconto oferecido.

Nesses casos, os contribuintes precisarão emitir uma nova guia de pagamento do imposto pelo site do IPTU, ou podem retirar o documento na Loja de Atendimento ao Cidadão (LAC), no Palácio Alencastro, no Sine do Shopping Popular, na Regional Norte, na sede do Cadastro Imobiliário ou na Procuradoria Fiscal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.