Economia

Preços de pacotes limitam a visita de turistas e até de brasileiros

Enquanto isso, a mestre em linguística Fabiana Pfluger, que mora em Constanz, na Alemanha, preteriu o Brasil, onde vive sua família, para passear na Turquia. Fator determinante: a estadia num resort, com refeições, custava a metade do preço.
 
Há consenso de que o Brasil é um país caro, e isso tem afetado a imagem do país.
 
"O custo Brasil é inviável para o turista médio internacional", diz o professor Mario Carlos Beni, para quem os valores desencorajam até mesmo quem tem renda em euros, libras ou ienes, moedas mais valorizadas. "Não é só a passagem aérea, mas o hotel e os serviços também."
 
Por causa das grandes distâncias entre as cidades brasileiras, os turistas que querem conhecer várias regiões se assustam com o custo.
 
Uma boa opção seria uma ação conjunta na região para oferecer pacotes incluindo vários países da América do Sul, não só o Brasil.
 
"Enquanto o turismo no mundo todo é intrarregional, aqui ainda é muito fraco", reconhece Flavio Dino, presidente da Embratur.
 
Ele mostra uma conta: se o Brasil conseguir atrair metade dos 10 milhões de americanos que viajam pela América Latina, excetuando o México, as receitas saltariam dos US$ 774 milhões anuais para cerca de US$ 7 bilhões -metade da meta para 2020.
 
O Brasil também perdeu com a desaceleração dos desembarques de argentinos no Brasil. O país vizinho é a principal origem de visitantes para cá: 1,67 milhão de pessoas em 2012.
Também lidera o ranking em gastos: US$ 1,38 bilhão no período.
 
É quase o dobro do que gastaram os EUA, segundo lugar da lista. Os 586 mil americanos desembolsaram US$ 774 milhões. No caso da Argentina, enquanto o desembarque cresceu 14% em 2011, avançou só 4% em 2012, segundo a Embratur.
 
E há pouco motivo para otimismo: no último mês de março, o governo vizinho elevou a 20% os encargos das compras internacionais com cartões, para limitá-las.
 
O presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Antonio Azevedo, conta um caso curioso: grandes operadores internacionais oferecem como destino Foz do Iguaçu, um dos cartões postais do Brasil, com entrada pelo Paraguai. Argumento: o vizinho é mais econômico.
 
Para evitar distorções assim, a Embratur vai investir em 13 escritórios internacionais cuja missão é promover o Brasil. Serão 3 nos EUA, 2 na América do Sul, 7 na Europa e 1 no Japão.
Hoje, não há nenhum.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26