Economia

Preço de brinquedos deve aumentar neste dia das crianças

O custo dos “brinquedos eletrônicos” deve aumentar no período do Dia das Crianças, apontam lojistas e comerciantes do Shopping Popular de Cuiabá. Um dos motivos é o aumento do dólar, que influencia diretamente na compra e venda de mercadorias de tecnologia.

“Há uma preocupação quanto ao valor dos eletrônicos, com o cenário político, inclusive o dólar aumentando. Quem trabalha com mercadoria importada sofre essa oneração e termina o cliente pagando”, destaca o comerciante de eletrônicos Paulo Santos, que trabalha há 15 anos nesta área no Shopping Popular.

O vendedor diz que o preço dos produtos estará 10% maior. No entanto, a expectativa é que haja um aquecimento de 15% a 20% nas vendas, uma vez que a preferência da garotada (mais de 70% das crianças acima de 10 anos de idade) é por de produtos com tecnologia. Esta avaliação é crescente nos últimos três anos.

No entanto, "se nos anos anteriores a criança ganhou dois ou três brinquedos, neste ano a tendência é de que ganhe menos presentes", afirma o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.

A CNDL alerta que se a projeção dos lojistas se confirmar, será o resultado mais fraco de vendas dos últimos cinco anos para o varejo: deve registrar crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Desde 2010 o setor vem desacelerando o seu ritmo de crescimento.

Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e de 8,5% (2010).

A auxiliar administrativa de loja atacadista de brinquedos Leonice Oliveira diz que o mercado em geral parou. “Já com medo de a venda não ser tão boa, tem cliente nosso que comprou menos do que no ano passado. Teve bastante queda, de 30 a 35% de brinquedos tradicionais”, diz.

Além de o período ser de recessão, conforme aponta a CNDL, a funcionária atacadista destaca que as crianças não querem mais brincar com brinquedos tradicionais, como bola e boneca, a não ser que elas sejam mais sofisticadas, e os carros de brinquedo sejam de controle remoto. E isso que gera mais custo ao bolso dos pais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26