O custo dos “brinquedos eletrônicos” deve aumentar no período do Dia das Crianças, apontam lojistas e comerciantes do Shopping Popular de Cuiabá. Um dos motivos é o aumento do dólar, que influencia diretamente na compra e venda de mercadorias de tecnologia.
“Há uma preocupação quanto ao valor dos eletrônicos, com o cenário político, inclusive o dólar aumentando. Quem trabalha com mercadoria importada sofre essa oneração e termina o cliente pagando”, destaca o comerciante de eletrônicos Paulo Santos, que trabalha há 15 anos nesta área no Shopping Popular.
O vendedor diz que o preço dos produtos estará 10% maior. No entanto, a expectativa é que haja um aquecimento de 15% a 20% nas vendas, uma vez que a preferência da garotada (mais de 70% das crianças acima de 10 anos de idade) é por de produtos com tecnologia. Esta avaliação é crescente nos últimos três anos.
No entanto, "se nos anos anteriores a criança ganhou dois ou três brinquedos, neste ano a tendência é de que ganhe menos presentes", afirma o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.
A CNDL alerta que se a projeção dos lojistas se confirmar, será o resultado mais fraco de vendas dos últimos cinco anos para o varejo: deve registrar crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Desde 2010 o setor vem desacelerando o seu ritmo de crescimento.
Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e de 8,5% (2010).
A auxiliar administrativa de loja atacadista de brinquedos Leonice Oliveira diz que o mercado em geral parou. “Já com medo de a venda não ser tão boa, tem cliente nosso que comprou menos do que no ano passado. Teve bastante queda, de 30 a 35% de brinquedos tradicionais”, diz.
Além de o período ser de recessão, conforme aponta a CNDL, a funcionária atacadista destaca que as crianças não querem mais brincar com brinquedos tradicionais, como bola e boneca, a não ser que elas sejam mais sofisticadas, e os carros de brinquedo sejam de controle remoto. E isso que gera mais custo ao bolso dos pais.