Economia

Posto de 6ª maior economia ficará adiado até 2015

 A forte desvalorização do real em relação ao dólar (16,7%, ante 3,9% da libra) foi a principal causa desse recuo. Embora tenha crescido pouco, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teve desempenho melhor do que o crescimento de 0,2% registrado pela economia do Reino Unido no ano passado.
 
Segundo projeções da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, medido em dólares, só deverá voltar a superar o britânico entre 2015 e 2016 (a estimativa considera desvalorização adicional do real em relação ao dólar neste ano).
 
O economista Robert Wood, da EIU, esperava crescimento de 3,5% em 2013. Mas deve baixar esse número, após a revisão para baixo do resultado do terceiro trimestre de 2012 pelo IBGE e a expansão inferior à esperada entre outubro e dezembro.
 
"O crucial será o resultado dos investimentos. Houve uma recuperação no quarto trimestre, mas foi fraca considerando as quedas anteriores", afirma Wood.
 
Segundo Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, o Brasil deve crescer 3,7% neste ano e recuperar o posto de sexta maior economia em 2014 (supondo taxas de câmbio estáveis).
 
Mas esse cenário é considerado improvável pela maior parte dos analistas, que aposta em expansão próxima de 3% neste ano.
 
Neste caso, segundo simulações feitas por Agostini, "dá para empatar, mas não para superar o Reino Unido no ano que vem".
 
O risco de que o país demore para retomar um ritmo de crescimento vigoroso fará com que a convergência da renda per capita brasileira para níveis mais próximos da de países desenvolvidos leve mais tempo, mesmo considerando a expansão pífia projetada para o mundo rico.
 
Em 2012, a renda per capita –medida mais relevante do nível de desenvolvimento do que o valor total do PIB– brasileira ficou próxima a US$ 11,6 mil, diz a EIU.
 
O número representa pouco mais de 20% da renda per capita americana. Fica atrás de países como a Argentina, o Chile e o Uruguai.
 

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26