Jurídico

Posse na Academia de Magistrados

A AMA – Academia Mato-grossense de Magistrados realizou na última quinta-feira (16/5) no Centro Cultural A Casa do Parque a posse dos novos acadêmicos que irão compor seu quadro em concorrida reunião com vários convidados.

No início da cerimônia de posse dos novos acadêmicos foi realizada pelo Conselho Diretor da AMA a homenagem póstuma aos acadêmicos in memoriam José Tadeu Cury, José Silvério Gomes, Teomar de Oliveira Correia, Elinaldo Veloso Gomes, Margareth da Graça Blanck Miguel Spadoni, José Jurandir de Lima e ao desembargador Luiz Carlos da Costa.

Na sequência, conforme define o regimento interno, o presidente da AMA Antonio Horácio da Silva Neto deu posse aos magistrados Eduardo Calmon de Almeida Cezar, Lídio Modesto da Silva Filho, Jeverson Luiz Quintieri, Antonio Veloso Peleja e Juanita Cruz da Silva Clait Duarte para ocuparem as cadeiras vacantes.

Ao final da cerimônia foi realizado o brinde de boas-vindas aos novos acadêmicos, que a partir de agora irão trabalhar em prol dos objetivos culturais da da AMA, entre os quais estão o incentivo ao aperfeiçoamento profissional, aprimoramento cultural e o desenvolvimento da produção acadêmica, com debates e buscas de alternativa para as questões institucionais do Poder Judiciário e para os temas sociais de cidadania.

A AMA foi fundada no dia 1º. de fevereiro de 2002 e instalada no dia 8 de abril de 2002, pelos seguintes membros: Desembargador João Antonio Neto, Desembargador José Vidal, Desembargador Atahide Monteiro da Silva, Desembargador Ernani Vieira de Souza5, Desembargador Benedito Pereira do Nascimento, Desembargadora Shelma Lombardi de Kato, Juiz de Direito Márcio Vidal e o Juiz de Direito Marcelo Souza de Barros.

O patrono da AMA é o saudoso Desembargador Domingos Sávio Brandão Lima e sua divisa é cendant arma togae, que traduzido para o português significa “cedam as armas à toga”. É a expressão atribuída ao grande orador e político romano Cícero (106-43), sendo que a arma significa o poder militar e a toga era a veste dos cidadãos romanos, em tempo de paz, e hoje é a veste talar de nossos magistrados.

Notícias

Marcelo Toledo

About Author

Jornalista e colaborador especial para o Circuito MT.