Apesar dos gatos dormirem grande parte do dia, quando é de noite e você está se preparando para deitar, eles chegam de fininho se encaixando em suas pernas para tirar mais uma boa soneca, mas dessa vez ao seu lado. Afinal, por que os gatos gostam tanto de dormir com a gente?
Gatos têm um comportamento diferente dos humanos
Os gatos costumam ficar entre 12 e 16 horas por dia dormindo, mas engana-se quem pensa que esse sono é contínuo e profundo. Esses pets tiram vários cochilos para reabastecer suas energias, ao contrário de nós que dormimos entre sete a nove horas seguidas.
Entre um cochilo e outro, os gatos estarão em modo alerta, pois na natureza, eles podem ser vistos tanto como caçadores quanto como presas. Ou seja, seus olhos estão fechados, mas seus sentidos, como audição e olfato, estão a todo vapor.
Eles se sentem seguros com você
Os gatos estão sempre alertas e por isso de noite, irão procurar conforto e segurança ao seu lado. Este é um momento em que ele se sente vulnerável. Na natureza, os gatos procuram lugares seguros para dormir, como no topo das árvores e em tocas, então deitar ao seu lado nesta hora, é sinal de que o seu pet confia em você.
Em busca de calor
Não é coincidência que nos dias frios os gatos prefiram aconchegar-se na sua cama. Durante o sono, os felinos domésticos precisam manter sua temperatura ideal que é por volta de 38 a 39,5 graus e nada melhor que as cobertas quentinhas de seus pais humanos para fazer isso. No calor eles geralmente trocam sua companhia para dormir em locais mais arejados.
O vínculo é importante
Por mais que os gatos tenham fama de independentes e indiferentes, na verdade eles apreciam bastante a companhia humana. Quando filhotes, os felinos domésticos dormem junto aos seus irmãos, praticamente um em cima do outro e essa memória afetiva muitas vezes é mantida por toda vida, por isso alguns gatos preferem dormir agarradinhos a você.
Por que os gatos gostam de dormir com a gente em partes específicas da cama?
Há muitos motivos para isso acontecer. Se ele dorme no seu pé ou na ponta da cama, é porque talvez aquele lugar seja o mais fresquinho e que tenha mais espaço para ele se esticar e se mexer.
Se ele gosta de dormir na sua cabeça, pode ser que seu cabelo tenha um cheiro característico e agradável para ele. Os gatos são seres peculiares e nem todo comportamento terá uma explicação definida, mas observando a forma como cada um deles age, é possível entender um pouco melhor do que acontece em cada situação.