Se você fica desesperado toda vez que passa pela sala e se depara com um móvel ou algum objeto arranhado, melhor manter a calma e não brigar com o seu gato, afinal, o hábito de arranhar para o felino é normal e faz parte dos seus instintos.
E como não dá pra pedir e muito menos esperar que o bichano deixe de raspar suas garras, é preciso pensar em soluções que atendam tanto aos interesses do gato quanto aos seus. Saiba que o ato de arranhar para ele vai além do afiar as unhas, que é um motivo comum, mas não o mais importante.
O peludinho utiliza suas garras para demarcar território, tanto por meio de marcas visíveis, quanto por sinais olfativos deixados pelas glândulas dos coxins (almofadinhas das patas). Claro que ele também gosta de ter suas unhas afiadas, mas na maioria das vezes que ele está friccionando suas garras por aí não é por uma questão estética, e sim para dizer a quem possa interessar que aquele território já tem um dono.
Como fazer o pet esquecer o sofá?
Agora que você entendeu melhor o contexto e os motivos que levam o seu gato a arranhar, fica mais fácil entender porque os pés dos sofás se tornam tão atraentes para o felino, não é mesmo?
E para fazê-lo esquecer do seu móvel ou qualquer outro objeto da casa é necessário oferecer uma opção que seja tão atraente, ou seja, um arranhadores para ele chamar de seu! Recentemente, a gente fez uma matéria contando os tipos de arranhadores preferidos dos gatos, leia o post e conheça as opções.
Se alguém já te contou que ofereceu um arranhador para o gato, mas o bichinho nem ligou muito e preferiu continuar raspando suas unhas no sofá, é bem provável que isso tenha acontecido porque o pet não gostou muito daquela escolha do produto ou do local em que ele foi colocado. Cada animal tem suas preferências, tanto por modelos (verticais, horizontais, inclinados), quanto por materiais (papelão, sisal, pelúcia etc.).
E aí, não tem segredo, é uma questão de tentativa e erro até conhecer o arranhador que fará os olhinhos do seu pet brilharem. Mas você ainda pode ter algumas cartas na manga para facilitar o processo de educação, por exemplo, o Feliscratch – que é super fácil de aplicar e atrai a atenção do gato para o arranhador -, e o catnip (a erva do gato) – que também pode ser aplicado no próprio objeto, deixa o bichano mais feliz, relaxado e não tem contra-indicação.
Atenção ao estresse
Caso você perceba que o ato de arranhar está sendo repetido com muita frequência pelo gato, melhor pedir ajuda a um médico veterinário, pois pode ser um sinal de que o bichano não está se sentindo seguro no ambiente e está ficando estressado.
Espalhar arranhadores pela casa e oferecer pelo menos um para cada pet ajuda muito a prevenir esse tipo de situação. Outro aliado na hora de deixar os felinos calmos e relaxados é o Feliway Classic Ceva, que por meio de um difusor elétrico espalha no ambiente um feromônio específico para os gatos.
Viu só quantas possibilidades existem para você não ter que sofrer ao ver o seu pet arranhando onde não deve e muito menos ter que repreender o bichinho por isso. Oferecer em casa opções para o gato satisfazer seus instintos é um ótimo caminho para favorecer seu bem-estar. Saiba mais sobre o enriquecimento ambiental.