É normal que às vezes os cães acabem lambendo suas patinhas. Os motivos podem ser simples, porém, isso acaba preocupando os tutores quando o comportamento se torna um hábito. Nada em excesso é bom, incluindo as lambidas. Então, por que meu cachorro lambe a pata? Veja aqui as possíveis causas.
Com qual frequência é normal o cachorro lamber a pata?
“Se seu peludo lambe vez ou outra a patinha e não diariamente, nem de forma insistente, pode ser considerado normal”, conta a médica veterinária comportamentalista da Petlove, Jade Petronilho. “Se ele saiu na chuva e molhou a pata, é normal que lamba. Se uma folha ou algo do tipo grudou nos coxins (as “almofadinhas”) também”, complementa.
“A partir do momento em que o cachorro para de fazer suas atividades para ficar lambendo as patas, acorda para lambe-lás, ou fica minutos – e até mesmo horas – fazendo isso, é hora de se preocupar e buscar por ajuda de um médico veterinário”, explica Jade.
Por que meu cachorro lambe a pata?
Como dissemos, os motivos considerados normais são quando o cachorro lambe às vezes e durante pouco tempo. Quando isso acontece com frequência, pode indicar problemas de saúde e de comportamento.
Dentre os problemas de saúde e/ ou comportamento que um cachorro que lambe muito a pata pode ter, estão:
- Alergias
- Dores na pata
- Tédio
- Ansiedade
- Estresse
Jade recomenda que o tutor leve seu cachorro para uma consulta veterinária para descobrir o motivo exato do comportamento excessivo. “O ideal é conhecer a causa e atuar junto a um profissional, seja um médico veterinário (em casos de problemas de saúde), seja um comportamentalista de cães (em casos de problemas comportamentais)”, conta.
“Tentar direcionar o pet para outras atividades, como roer um mordedor, por exemplo, pode ser uma alternativa”, indica Jade. “Mas antes de tudo, é preciso saber porque isso está acontecendo. Brigar com o pet nunca é uma boa alternativa, pois isso pode intensificar ainda mais o problema”, ressalta.