O territorialismo é uma característica muito presente em alguns gatinhos e isso pode ser um sinal de insegurança felina. É mais comum ver esse tipo de comportamento em gatos que foram resgatados da rua ou que viveram em grupos, como em abrigos, mas por que alguns gatos não aceitam dividir?
Por que alguns gatos não aceitam dividir?
Essa proteção de recursos ou “domínio” sobre comida, objetos e até o próprio tutor pode estar ligado à diversas causas como a escassez anterior do gatinho que foi resgatado das ruas, mas também pode estar relacionada a mudanças abruptas como um novo gatinho na casa ou até novas pessoas com as quais o bichano não estava acostumado.
Sinais de que seu gato não gosta de dividir
Existem alguns sinais que mostram que seu gato não gosta de dividir objetos ou até você com outras pessoas ou animais. Rosnados, tapinhas com as patinhas quando alguém tentar tocar o que o gato está protegendo, urinar para demarcar território (seja em objetos ou até em pessoas) e até brigas com outro gato da casa.
Como mudar esse comportamento?
Para evitar que isso se torne um comportamento agressivo e acarrete em brigas entre seus gatos ou até em possíveis ataques contra pessoas, você pode seguir algumas dicas que vão ajudar a melhorar esse comportamento:
- Coloque tigelas separadas para os seus gatos. Dividir a mesma tigela pode provocar brigas.
- Tenha mais de uma caixa de areia para que o gato intimidado possa recorrer.
- É importante que cada gato tenha sua cama, brinquedos e outros objetos.
- Sempre que seus gatos estiverem brincando juntos sem tentar proteger algum objeto ou pessoa, elogie eles.
- Se os casos de agressões forem muito constantes, consulte um médico-veterinário.
Quer saber mais sobre saúde, bem-estar e comportamento? Acesse nosso blog!