Olá CÃObada! É com muita alegria que inauguro hoje o meu espaço aqui no Circuito Mato Grosso. E para começar quero dar uma super dica para os peludos que assim como eu amam viajar!
Em 2018 surgiu uma grande oportunidade para fazer minha primeira viagem internacional para os Estados Unidos! Um sonho! Chique né?! E a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre a minha documentação para entrar e sair do país. Eis então que descubro o “Passaporte Para Trânsito de Cães e Gatos”, documento oficial emitido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, gratuito e válido por toda a vida do animal, sendo individual e intrasferível.
Já adianto que esse Passaporte foi a melhor coisa, ou melhor, o melhor documento para você, Pet, viajar tranquilo e com muita segurança.
E como emitir esse passaporte? Vou aqui, de forma bem objetiva, dar o passo a passo.
Primeira coisa a fazer é colocar um microchip. Eu e Popô não tínhamos chips implantados e após consultar sites e profissionais médicos veterinários concluímos que a melhor marca era o chip da Virbac. Somente médicos veterinários cadastrados no Laboratório da Virbac é quem podem aplicar o chip no animal e emitir um certificado com o número do chip e assinado pelo profissional. Em Cuiabá nós colocamos o chip com o Dr. Ademir Germinaro do Pet Shop Clube dos Bichos.
Segundo passo, uma foto linda para documento 5×7. Eu tirei a minha na Era Digital que fica perto do Chopão. Mas pode ser uma que você tenha gostado e imprimir no tamanho exigido, afinal essas fotos para documentos são terríveis né?!
Terceiro passo é a carteirinha de vacinação em dia e com a vacinação antirrábica.
Quarto passo é um atestado do médico veterinário emitido dentro de um prazo de 10 dias.
Após ter feito isto, com o certificado do microchip, foto 5×7, carteirinha de vacinação em dia e atestado do médico veterinário, você vai junto com o seu humano lá no MAPA. Ou então você pode ir na Vigilância Agropecuária Internacional – VIGIAGRO ou na Secretaria de Defesa Agropecuária – DAS, localizadas em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais.
Como fizemos aqui em Cuiabá, Mamis nos levou no MAPA no setor VIGIAGRO e lá Tia Reini nos recebeu, de forma super fofa, para conferência da nossa documentação e leitura dos nossos chips implantados.
O prazo para a emissão do passaporte é de 30 dias úteis mas os nossos ficaram prontos em uma semana.
Daí você me pergunta: _Mas Ploc eu não vou viajar, pra que irei fazer? É muita frescura!
O legal desse passaporte é que além de ser um documento oficial ele é como uma carteirinha de vacinação onde você vai poder colocar todas as vacinas antirrábicas já tomadas e outras vacinas, tem um espaço de análise sorológica antirrábica, tem espaço para preenchimento de tratamento contra ectoparasitos e contra endoparasitas, tem espaço para exame clínico que quando assinado e datado pelo médico veterinário tem a mesma validade de um atestado e ainda um espaço para você fazer anotações que quiser. É muito legal! Vale a pena sim você fazer o passaporte para ter tudo organizado e caso surja alguma viagem até mesmo dentro do Brasil, poderá utilizá-lo. E eu não sabia nada disso.
E o que mais me chamou atenção foi que nas viagens para os EUA, com o passaporte em mãos, ou melhor, “em patas”, antes do seu embarque, você leva somente o passaporte juntamente com o atestado e o CVI (CVI é o Certificado Internacional Veterinário que você precisa emitir para viagens internacionais), neste caso eu não precisei ir e Mamis que levou pra mim, ao MAPA para legalizar a minha saída do Brasil no passaporte.
A legalização da saída pela Autoridade Veterinária Oficial Brasileira, será válida para retorno do animal ao Brasil por um período de 60 dias, desde que a vacinação antirrábica esteja válida, excetuando os casos de restrição zoossanitárias ou de Saúde Pública previstos na legislação vigente.
Resumindo, para o seu retorno ao Brasil, você não precisará de nenhum documento emitido pelo Estado Americano, é só apresentar o seu passaporte no check in da cia aérea e apresentar também ao chegar aqui no Brasil no VIGIAGRO do aeroporto. Ressalto que para outros países é importante você entrar no site do MAPA e verificar as exigências pois cada país tem as suas.
Destaco ainda que essa legalização do passaporte pode ser feita no setor do VIGIAGRO que tem dentro dos aeroportos internacionais e ficam abertos 24 horas. Como foi nossa primeira vez, Mamis por ser muito cautelosa, preferiu legalizar antes.
Espero que vocês tenham gostado e abaixo eu vou deixar alguns links para vocês sanarem algumas dúvidas que possam ter surgido durante essa leitura.
Lambeijokas do Ploc e até semana que vem!
Sites Oficiais:
www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/passaporte-caes-e-gatos