Economia

Planos de saúde perdem 1,6 milhão de clientes em um ano

Os planos de saúde apresentaram queda de beneficiários nos últimos 12 meses. As empresas do setor perderam 1.699.174 clientes no período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em julho de 2015, o número de clientes era em torno de 50 milhões e, em julho deste ano, passou para 48,3 milhões. A crise financeira, o aumento do desemprego e a alta dos planos de saúde, estão entre os principais fatores para essa queda.

Com a alta nos preços dos planos de saúde, recentemente fixada em até 13,57% pela ANS, para o período de maio deste ano até abril de 2017, muitos clientes estão deixando o benefício de lado. O desemprego também impacta diretamente nos números desse setor, pois em maio, o País contabilizou 11,4 milhões de brasileiros desempregados, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para suprir a falta de capacidade do sistema público de saúde em atender essa demanda, uma nova alternativa tem conquistado espaço no mercado, o uso dos serviços de clínicas médicas populares.

O fundador da Acesso Saúde Antônio Carlos Brasil, explica a importância das clínicas populares no País. “Atualmente, estima-se que o SUS (Sistema Único de Saúde) atenda a apenas 4% da população em regime ambulatorial, que se refere a realização de consultas e exames, restando para a outra parcela dos brasileiros a contratação de planos de saúde, até então, o que não chega a ser uma alternativa viável para a população mais carente”, relata Brasil.

Essa alternativa oferece consultas com preços mais baixos, com uma média de R$70 e exames com descontos de mais de 50%, em relação aos preços praticados pelo mercado, além da opção de parcelamento.

​“Acreditamos que em pouco tempo, essa será uma das principais alternativas utilizadas pela população na área da saúde, pois o SUS está sobrecarregado há muito tempo, além do encarecimento dos planos de saúde, fatores que contribuem para esse movimento do setor”, relata Antônio Carlos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26