Piorou na manhã desta terça-feira (7) o estado de saúde da turista argentina Natália Lorena Cappetti, internada no Hospital Municipal Souza Aguiar, segundo a secretaria de saúde. Ela foi baleada ao entrar por engano no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro do Rio.
Natália foi entubada e segue em estado grave. O carro onde estava com outros 3 estrangeiros foi atacado por suspeitos. A Polícia esperava que ela pudesse ajudar a identificar os criminosos.
Mais cedo, a delegada Valéria Aragão, da Deat, disse ao G1 que espera a alta da argentina para ouví-la sobre o episódio. Há expectativa que ela possa vir a reconhecer, por meio de fotos, algum suspeito de ter atirado contra ela e seus amigos.
“Estamos esperando a argentina melhorar para ouví-la. Os demais [estrangeiros vítimas do ataque] têm muitas reservas quanto a um reconhecimento positivo de alguns suspeitos que apresentamos. E estamos vendo outros álbuns [fotográficos] para apresentar", esclareceu a delegada.
Ainda segundo a delegada, o médico que acompanha a turista no hospital disse que o quadro clínico dela evoliu bem. Ela chegou a ficar respirando com a ajuda de aparelhos após ser submetida a cirurgia, mas já respeira sozinha. "Aparentemente, ela não sofre mais risco de morte", destacou a delegada.Turistas se guiavam por GPS
Natáli estava acompanhada por outros três estrangeiros – o marido e um casal de espanhóis – que escaparam ilesos dos tiros. Em depoimento na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), eles disseram que se guiavam pelo aplicativo Google Maps quando o GPS os orientou a entrar na comunidade. O grupo pretendia chegar ao acesso para visita ao Cristo Redentor.
Casos no mesmo morro
No mesmo morro, em dezembro do ano passado, dois turistas italianos também entraram por engano na mesma favela. Um deles tomou um tiro na cabeça e morreu na hora. A Divisão de Homicídios investiga o caso desde então.
Os dois amigos viajavam em motos pela América do Sul e já tinham passado pelo Paraguai e Argentina, além de Curitiba e Foz do Iguaçu, onde visitaram as cataratas.
Os dois primos e tinham câmeras nos capacetes e, segundo a polícia, podem ter sido confundidos com policiais. As câmeras e outros pertences dos italianos foram roubadas. A vítima foi morta logo depois da abordagem. Em seu depoimento, o sobrevivente afirmou que os bandidos lavaram as motos e usaram luvas para manusear as motocicletas antes de liberar a vítima.
Fonte: G1

