O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre será divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PIB é um indicador que mede a atividade econômica de um país. Ele mostra quanto se produz, consome ou investe no país.
Com o PIB, podemos monitorar como está a economia de um país.
Se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor.
Projeções de analistas de mercado estimam uma estabilidade da economia no PIB do segundo trimestre. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também estima que o PIB do 2º trimestre deverá vir "próximo do equilíbrio", ou seja, próximo de zero.
Na divulgação da "prévia" do PIB, em agosto, o Banco Central apontou que a economia brasileira continuou a crescer no período, mas num ritmo mais lento. Para Meirelles, a economia já está em processo de recuperação e o país "já voltou a crescer". No entanto, ele não afasta a chance de uma retração no período, conforme projetado por parte do mercado. "Independentemente de ser pouco acima de zero, zero, ou um pouco abaixo, o índice do Banco Central já mostrou um crescimento forte", disse.
Segundo ele, as metodologias do BC e do IBGE são diferentes e o resultado oficial do PIB também virá pressionado pelo resultado do 1º trimestre, que apontou crescimento de 1%, após 8 trimestres consecutivos de queda, puxada fortemente pelo agronegócio.
Como é calculado?
No Brasil, quem calcula o PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Existem duas formas mais usadas e ambas chegam ao mesmo resultado.
Oferta
A primeira é contar tudo que se produz, na chamada "ótica da oferta". Nessa conta, entram os resultados da agropecuária, da indústria e dos serviços.
Aqui estão produtos finais, que é tudo aquilo que é vendido ao consumidor, como pães, carros e brinquedos.
Também estão nessa conta os serviços, como o salão de beleza e os gastos com empregados domésticos.
Demanda
A segunda forma de calcular o PIB é somando o que se gastou no país. Essa método considera a visão da demanda.
Entram nessa conta o consumo das famílias, os gastos do governo e os investimentos das empresas e do governo.
Tudo que se exporta conta no PIB. Mas o que é importado é descontado do PIB, porque gera riqueza fora do país.